Início Vídeos

Vídeo mostra lindas paisagens em voos no avião ‘bandeirinha’ na estreia na Rota das Emoções

Imagem: Reprodução / YouTube – Canal Eu no Nordeste

Como visto na última segunda-feira, dia 5 de setembro, a Azul Linhas Aéreas passou a disponibilizar, a partir daquela data, novas opções de voos para a Rota das Emoções, que compreende os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Utilizando os aviões Cessna 208 Grand Caravan da Azul Conecta, a companhia agora interliga tradicionais destinos turísticos como Jericoacoara (CE), o Delta do Parnaíba (PI) e os Lençóis Maranhense (MA), em voos diários partindo pela manhã, às 8h.

E na estreia do voo na segunda-feira, feito pelo avião de matrícula PT-MEJ, que leva estampado por toda sua fuselagem a Bandeira Nacional, esteve a bordo a YouTuber Laine Gomes, do canal “Eu no Nordeste”.

Ela publicou o vídeo apresentado a seguir, mostrando a experiência dos “voos panorâmicos” da rota, já que o Grand Caravan é um avião não pressurizado, portanto, que voa a baixa altitude, permitindo uma bela vista aérea das lindas paisagens da região:

A Rota das Emoções pelo ar e por terra

A cidade de Aracati, no litoral do Ceará, é o ponto inicial do trajeto com a primeira parada em Fortaleza. Da capital cearense, o voo decola para Jericoacoara, um dos principais destinos do estado. Logo após, a aeronave se desloca para Parnaíba, no Piauí, porta de entrada do Delta do Parnaíba. De lá, o voo segue para os paradisíacos Lençóis Maranhenses. Finalizando o roteiro, o avião aterrissa em São Luís, capital do Maranhão.

Imagem: Reprodução / YouTube – Canal Eu no Nordeste
Imagem: Reprodução / YouTube – Canal Eu no Nordeste
Imagem: Reprodução / YouTube – Canal Eu no Nordeste

Enquanto isso, por terra, o caminho da Rota das Emoções envolve muita aventura, com um roteiro compreendido por 14 municípios, proporcionando aos turistas experiências gastronômicas e uma vivência cultural em comunidades cercadas por dunas e um estilo de vida peculiar.

Começando o roteiro de Barreirinhas, conhecido como “Portal dos Lençóis Maranhenses”, o turista se depara com uma extensa área de dunas móveis, repleta de lagoas, aonde chega-se em carros tracionados.

Ainda no Maranhão, Araióses abre o caminho para o Delta do Parnaíba, Área de Proteção Ambiental com dezenas de ilhas, na divisa com o Piauí. O ecoturismo está presente na paisagem exuberante das ilhas, dunas, lagoas e rios propícios para banhos, passeios de barco e atividades como canoagem, caiaque e esportes à vela.

Os passeios saem de Ilha Grande e da bucólica e histórica Parnaíba, a “Capital do Delta”. Mais duas cidades litorâneas piauienses integram o roteiro de emoções com as lagoas de Luís Correia; praias primitivas, entre elas, a de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, onde fica o novo “maior cajueiro do mundo”; e rios e manguezais que preservam espécies como o Peixe-Boi e o Cavalo-Marinho.

As emoções continuam no Ceará, começando por Chaval e Barroquinha. Em Camocim, o casario colonial enriquece a paisagem natural do rio Coreaú banhando a Ilha do Amor. São 62 km de praias emolduradas de coqueiros, falésias, manguezais, lagoas e dunas. Um cenário onde predominam a pesca artesanal e atividades esportivas praticadas pelos turistas que desbravam o extremo oeste do litoral cearense.

Cruz e Jericoacoara, aonde chega-se de jardineira pelas dunas, completam a rota com passeios pelas dunas, Pedra Furada e o relaxante balançar das redes submersas nas lagoas Grande e Paraíso. De quadriciclo, bugue, 4×4 ou a cavalo, o turista chega aos principais atrativos e a Tatajuba ou Preá nos extremos de Jericoacoara. Por fim, o viajante acompanha o sol se pondo no mar e curte a noite.

Com informações do Ministério do Turismo

Sair da versão mobile