Início Acidentes e Incidentes

Vídeo mostra o momento em que o avião da Gol acabava de atingir o da Azul em Campinas

Cenas do vídeo apresentado nesta matéria

Na noite da sexta-feira, 29 de abril, como visto no AEROIN, dois aviões foram danificados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em uma colisão em um dos pátios do terminal aeroportuário.

Em fotos do incidente, notava-se o Boeing 737-800 de matrícula PR-GUQ, da GOL Linhas Aéreas, com o winglet da asa esquerda quebrado ao meio, além do Embraer 195 de matrícula PR-AYN, da AZUL Linhas Aéreas, sem o cone de exaustão da APU na ponta da cauda, caído ao chão próximo à aeronave.

Agora, um vídeo mostra os instantes imediatamente após a colisão, quando o Boeing 737 ainda se deslocava no pátio de Viracopos e funcionários buscavam entender o que havia acabado de acontecer.

Conforme as cenas da gravação acima, a pintura no solo e o ambiente ao redor mostram que o incidente aconteceu quando o jato da Azul estava na posição 107 ou 108, e o da Gol se deslocava pela taxiway G. A região é indicada nas imagens a seguir.

Imagem: Google Maps, via FlightRadar24
Imagem: Google Maps, via FlightRadar24
Carta do Aeroporto de Viracopos – Imagem: AIS WEB

Conforme a carta do aeroporto, vista acima, a região da posição 107 é considerada um “HS” (“Hot Spot”), ou seja, uma área de necessidade de maior atenção nas operações, mas apenas para momento de pushback (avião sendo empurrado para sair da posição), conforme HS5, e por haver um cruzamento de taxiway com via de serviço, conforme HS2. No caso do incidente, o avião da Azul estava estacionado no pátio.

Novas fotos também mostram que o Embraer 195 foi até tirado de sua posição devido à colisão. Conforme as imagens a seguir, nota-se que a roda do trem de pouso de nariz está bastante fora da linha e o pneu deixou uma marca no solo ao ser arrastado. Além disso, a aeronave ficou afastada da esteira que antes estava encostada a ela para o carregamento ou descarregamento do porão.

Marca de borracha do pneu
Aeronave afastada da esteira
O cone de exaustão da APU, arrancado da cauda do Embraer 195

Dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o Boeing 737 havia pousado em Viracopos às 21h20 da sexta-feira, chegando do Rio de Janeiro-Santos Dumont no voo G3-3026. O Embraer 195, por sua vez, havia chegado de Brasília às 20h30, no voo AD-4397.

Em nota, a concessionária ABV informa o seguinte:

“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), confirma a ocorrência de um incidente aeronáutico em solo envolvendo uma aeronave da companhia aérea Azul e outra da companhia aérea GOL. Não houve feridos.

A colisão ocorreu às 21h29 do dia 29 de abril quando a aeronave da GOL com 56 passageiros (Boeing 737-800 procedente do Aeroporto Santos Dumont – RJ) havia acabado de pousar. A aeronave fazia o taxiamento para se deslocar para o estacionamento, quando se chocou com a aeronave Embraer 195, da Azul, sem passageiros e estacionada no pátio.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do Comando da Aeronáutica foi acionado pela concessionária de Viracopos e já iniciou a análise e apuração do incidente. As duas aeronaves já foram liberadas para manutenção por suas respectivas companhias aéreas.”

Os dois jatos permaneciam no Aeroporto de Viracopos até a publicação desta matéria, por volta do meio-dia do sábado. Mais imagens dos danos podem ser vistas na matéria anterior, através deste link.

Sair da versão mobile