Vídeo mostra pátio lotado de aviões Boeing 787 esperando a liberação para entrega

A demora de mais de um ano na liberação das entregas do Boeing 787 Dreamliner tem lotado uma área de armazenagem de aviões, que conta com dezenas de exemplares esperando o dia em que poderão voar para seus donos. Um vídeo do local foi gravado e mostra dezenas de jatos estocados.

Foto por Sam Chui

A cena, disponível na íntegra logo abaixo, pode parecer uma volta ao passado, mais especificamente ao período inicial após o lançamento do 787 Dreamliner em voos comerciais, quando começaram a ser registrados casos de incêndio nas baterias de lítio do modelo, resultando numa parada global.

No entanto, naquela época, a produção não estava tão avançada e nem estavam ainda disponíveis os modelos 787-9 e 787-10, mas apenas 787-8, o menor da família. Nos dias atuais, por sua vez, o problema é bastante diferente.

A paralisação atual, que já ultrapassou um ano, deveu-se ao fato de pequenas imperfeições terem sido encontradas na fuselagem externa e em componentes da seção frontal da moderna aeronave. Por medida de precaução, Boeing e FAA decidiram suspender a entrega dos jatos e, desde então, em torno de 115 aviões foram produzidos e estacionados, enquanto esperam o aval da agência serem entregues.

A cena gravada por Sam Chui em Victorville, no deserto do Sul da Califórnia, ilustra muito bem a situação atual, sendo possível contar várias dezenas de jatos 787, de companhias como a Turkish, Korean Air, United, Ethiopian, AeroMexico, Qatar, Juneyao, Air Europa, ANA e outras.

Os jatos estão em condição de preservação de longo prazo, com todas as janelas, motores e trem de pouso cobertos. Uma parte deles inclusive está sem o motor, restando apenas os suportes pendurados nas asas, assista:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias