Vídeo mostra pouso de B737 com colapso de trem de pouso ocorrido nesta sexta-feira

Imagem: Reprodução / KSNV News 3 Las Vegas

Um avião Boeing 737-800 da companhia aérea norte-americana Sun Country, registrado sob a matrícula N817SY, foi filmado ao ter seu trem de pouso colapsado durante a aterrissagem na noite de sexta-feira, 4 de fevereiro, após um problema logo depois de decolar.

O vídeo a seguir mostra uma grande quantidade de faíscas emitidas, não sendo possível definir se são do trem de pouso ou do motor atritando com o solo, ou de ambos os pontos.

O jato inciava o voo SY-110 de Las Vegas para Minneapolis, ambas cidades dos Estados Unidos, com 50 passageiros e 6 tripulantes segundo o canal local KSNV News 3, e estava subindo após decolar da pista 01R do Aeroporto Harry Reid de Las Vegas quando os pilotos pararam a subida em cerca de 9.500 pés de altitude (2.900 metros) devido a um problema com o trem de pouso principal direito.

Os tripulantes de voo realizaram a consulta à solução de problemas dos manuais do Boeing 737-800 e decidiram que seria mais adequado o retorno ao aeroporto de origem.

Assim, cerca de 30 minutos após a partida, o avião foi posicionado para uma aproximação à pista 26R, e o pouso ocorreu cerca de 40 minutos desde a decolagem.

O avião retornando para pouso – Imagem: RadarBox

Durante o pouso, porém, foram vistas muitas faíscas saindo da região do trem principal e do motor do lado direito. A aeronave parou na pista e não pôde prosseguir. Os passageiros desembarcaram por escadas e foram levados de ônibus até o terminal.

A aeronave permaneceu na pista por várias horas enquanto as equipes retiravam combustível para permitir que ela fosse rebocada para uma área de estacionamento, disse a porta-voz do aeroporto Melissa DeFrank ao canal local de televisão.

Após a ocorrência, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) informou em seu sistema de compartilhamento e análises de segurança da aviação: “AERONAVE PARTIU E RETORNOU, POUSOU E O TEM DE POUSO COLAPSOU, LAS VEGAS, NV.”

Um porta-voz do Conselho Nacional de Segurança do Transporte dos Estados Unidos (NTSB) disse que a agência estava monitorando o incidente, mas não iniciou imediatamente uma investigação.

Até o momento da publicação desta matéria, não havíamos tomado conhecimento de nenhum detalhe adicional sobre qual teria sido o problema apresentado pela aeronave em relação ao trem de pouso, e nem se a quebra ocorreu por conta do problema ou, conforme reportam alguns sotes, pela realização de um pouso duro (quando a aeronave toca o solo com mais força do que o ideal).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias