Vídeo mostra Airbus A350 da Azul em aeroporto do Oriente Médio antes de ser enviado ao Brasil

Imagens obtidas pelo AEROIN, através de uma fonte que pediu para não ser identificada, mostram um dos quatro futuros Airbus A350-900 XWB da Azul Linhas Aéreas no pátio da Etihad Engineering em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O avião ainda tem uma pintura totalmente na cor branca e está estacionado do lado de fora do hangar.

Essa aeronave tem a matrícula atual F-WTAK (msn 124) e pertence à Airbus Financial Services, que o incorporou após a Hong Kong Airlines, em dificuldades financeiras, devolver o modelo. Quando voava na China, tinha a matrícula B-LGA. Essa unidade está parada no Oriente Médio desde fevereiro, onde passou por manutenção e teve a pintura de sua antiga operadora removida.

O vídeo abaixo mostra o A350 estacionado ao lado de outras aeronaves. Um zoom na matrícula revela tratar-se do F-WTAK (imagem mais abaixo). Ainda não há uma data publicamente informada para a chegada da aeronave ao Brasil, a primeira estimativa da Azul era setembro de 2022.

Quais são os outros três A350

Atualmente, a Azul atua na atualização e aprovação dos manuais da aeronave, assim como no treinamento da equipe, segundo fontes. Com o processo próximo de ser finalizado, a empresa poderá trazer, em breve, a primeira aeronave do modelo ao Brasil.

Inicialmente, a Azul terá quatro Airbus A350. Além do msn 124, supracitado, há também:

MSN 168 (F-WTAO) – Esteve estacionado por cerca de dois anos no aeroporto de Lourdes-Tarbes (França), mas em junho de 2022 foi levado a Abu Dhabi para ser pintado. Espera-se que seja o primeiro A350 da Azul.

MSN 153 – Está em Lourdes-Tarbes há dois anos. Espera-se que esteja disponível para a Azul em novembro, após ser retirado do armazenamento de longo prazo e colocado em condições de voo.

MSN 187 – Mesmo status da aeronave acima.

A330 DEVEM SAIR – No ano passado, em entrevista, John Rodgerson, o CEO da Azul, disse: “Não vamos receber o A350 sem retirar o A330”. De fato, os A330-200 são os aviões mais velhos da frota, com idade média superior a 18 anos e próximo da vida útil em empresas de primeira linha.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

SAFE Escola de Aviação inaugura sua primeira base satélite em aeroporto...

0
A nova unidade, no interior de São Paulo, fica baseada em um ponto estratégico para a escola e também com condições meteorológicas favoráveis.