Vídeo mostra o novo gigante Boeing 777X “fritando” pneus em teste de frenagem

Novos projetos de aeronaves passam por extensivos testes até sua certificação para iniciar operações comerciais, e diversos dos ensaios são sempre interessantes de se ver.

Um desses testes de certificação foi filmado nessa semana, quando o novo Boeing 777X fazia o procedimento de frenagem máxima apenas com os freios das rodas (lembrando que geralmente as aeronaves utilizam também os reversores de empuxo dos motores, sem sobrecarregar os freios como meio exclusivo de redução da velocidade).

O 777X tornou-se neste ano o maior bimotor do mundo a alçar voo, depois de fazer sua primeira decolagem no dia 25 de janeiro, ultrapassando seu antecessor 777-300, e desde então os protótipos seguem com os diversos ensaios para a certificação.

A versão maior, 777-9, que está em testes possui 76,7 metros de comprimento, 19,7 metros de altura e 71,8 metros entre as pontas das asas (reduzindo-se para 64,8 metros com as pontas dobradas para cima quando em solo).

Imagens Air to Air 777X First Flight
O 777X em seu primeiro voo – Imagem: Boeing

No vídeo, o grande jato começa sua aceleração na pista como se fosse realizar a decolagem (aproveite para ouvir o bonito som dos motores GE9X gerando empuxo – que também são os maiores e mais potentes turbofans já construídos).

Após alguns segundos ganhando velocidade, o piloto de testes aplica de forma enérgica os freios da aeronave 777-9, “fritando” os pneus até que um deles estoura no momento final da filmagem (infelizmente ela foi cortada exatamente após o estouro).

Esse teste avalia, entre diversos outros aspectos, a capacidade de frenagem da aeronave e a segurança do procedimento, como, por exemplo, se o 777X permanece controlável sobre a pista e se não ocorre um incêndio pelo aquecimento dos freios.

Confira a seguir o interessante vídeo, e logo abaixo dele aproveite para relembrar outros detalhes e acontecimentos sobre o novo gigante da Boeing:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias