Vídeo raro mostra A350 desviando de uma tromba d’água ao pousar em Havana

Cenas do vídeo visto abaixo nesta matéria

Na tarde do último domingo (22), áreas tempestuosas se desenvolveram nos arredores de Havana, em Cuba, provocando a formação de uma tromba d’água próximo ao Aeroporto Internacional José Martí.

Embora o fenômeno meteorológico em si não seja incomum, um fato curioso chamou a atenção, quando um Airbus A350-900 da companhia aérea espanhola World2Fly, registrado com a matrícula EC-NOI e proveniente de Madri, desviou do fenômeno, enquanto estava em aproximação final para o aeroporto, conforme noticia o site Aviacionline.

Isso fez com que o controlador de tráfego aéreo instruísse a tripulação a realizar uma manobra para evitar a nuvem funil em formação que, embora não colocasse a operação em risco, chamou a atenção. Pessoas que estavam no aeroporto registraram em vídeo o momento bastante incomum.

O Centro de Previsão do Instituto Meteorológico de Cuba relatou o evento em sua conta oficial no Twitter como um “tornado fraco”, acrescentando uma fotografia após o pouso do A350 da World2fly. Vale ressaltar que, no momento do vídeo, a nuvem funil não havia tocado o solo.

Apesar do susto nos moradores aos arredores, de acordo com relatos da mídia local citando fontes oficiais, o fenômeno apenas derrubou algumas árvores, mas não causou danos ou ferimentos em pessoas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Fortaleza Airport também se tornará um ‘Aeroporto Cidade’; conheça os detalhes

0
O Aeroporto Cidade é setorizado por tipos de negócios a serem desenvolvidos, levando em conta estudos de demanda a e a vocação de cada área.