Vídeo registra momento tenso em que passageiro tenta abrir a saída de emergência de avião em pleno voo

Durante um voo da Korean Air de Bangkok a Seul, um passageiro tentou abrir uma saída de emergência enquanto a aeronave, um Airbus A330, cruzava a uma altitude de 37.000 pés.

O voo KE-658, com cerca de 284 passageiros a bordo, partiu de Bangkok por volta das 21h30. Aproximadamente uma hora após a decolagem, a equipe de bordo percebeu que um passageiro estava sentado no assento dos comissários próximo à saída de emergência no meio da cabine.

Apesar dos pedidos para retornar ao seu assento designado, o passageiro se recusou e começou a discutir com os comissários. A situação rapidamente se agravou quando o homem ameaçou a tripulação e subitamente investiu contra a saída de emergência.

A cena foi capturada em vídeo por Jackson Lee, usuário do TikTok, com o clipe viralizando nas redes sociais.

Os comissários agiram rapidamente para conter o homem, que foi entregue à polícia local após a aterrissagem no aeroporto de Incheon, em Seul, sem mais incidentes durante o voo.

Normalmente, abrir uma saída de emergência durante o voo é impossível devido à diferença de pressão entre a cabine e o exterior da aeronave. Alguns aviões também possuem travas de velocidade instaladas nas saídas de emergência, o que impede a abertura da porta quando a aeronave atinge uma determinada velocidade.

Entretanto, esses mecanismos de segurança, como demonstrado em outro incidente com a Asiana Airlines em maio de 2023, podem não ser suficientes a baixas altitudes, onde o diferencial de pressão é muito menor.

Neste caso, um passageiro conseguiu abrir a saída de emergência enquanto um Airbus A321 da Asiana estava em aproximação final a Daegu. Devido justamente a uma altitude mais baixa a abertura da porta foi possível mediante a força colocada pelo passageiro.

Como resposta aos incidentes, as companhias aéreas coreanas agora devem realizar anúncios relembrando os passageiros de não tentarem abrir as saídas de emergência, a menos que haja uma necessidade justificável.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Na Helisul em Brasília, helicóptero Esquilo é entregue ao Grupamento Aéreo...

0
A aeronave, adquirida por meio da Senasp, do Ministério da Justiça, será empregada em operações estratégicas da Polícia Militar do Tocantins.