Durante teste, ATR-72 impacta sua hélice girando em outra aeronave

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um incidente de solo na quinta-feira, 1º de abril, resultou em importantes danos a duas aeronaves após uma delas se movimentar durante a execução de testes de motor.

Um vídeo feito logo após a ocorrência mostra o ATR 72-500 registrado sob a matrícula VQ-BLJ, operado pela companhia aérea russa UTair Airlines, e o Yakovlev Yak-40 registrado sob a matrícula RA-87340, operado pela também russa SKOL Airlines, encostados um no outro.

Nota-se que a hélice esquerda do turboélice ATR atingiu, girando, o trijato Yakovlev no nariz, resultando em danos significativos. Adicionalmente, o nariz do ATR também atingiu e elevou a asa esquerda do Yak. Veja a seguir a gravação.

Segundo a Promotoria de Transportes de Ural, o incidente foi registrado na noite do dia 1º de abril, no aeroporto internacional da cidade de Surgut, na Sibéria (Rússia), durante a manutenção da aeronave, quando o ATR-72 estava com os motores funcionando.

A autoridade detalha que já é conhecido que o turboélice apresentou falha no sistema de freios e, como resultado, o jato Yak-40, que estava estacionada, foi atropelada. Não havia passageiros e membros da tripulação nas aeronaves, e não há vítimas apesar dos danos às aeronaves.

Dados de rastreamento do FlightRadar24 mostram que o ATR havia efetuado voos comerciais durante o dia e seu último pouso em Surgut ocorreu pouco depois do meio-dia. Não há histórico de voo do Yak-40 nas plataformas de radar.

Sobre o incidente, a Promotoria de Transporte informa que está verificando a implementação da legislação sobre segurança de voo, e que o promotor de transportes foi ao local para coordenar as atividades das agências de aplicação da lei para estabelecer as causas e as circunstâncias do incidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias