Vinícola gaúcha vai transformar clássico avião regional Let-410 em atração turística

A Vinícola Gazzaro, uma parada obrigatória para quem visita a região de Caxias do Sul, se prepara para transformar um clássico da aviação em atração turística ainda neste ano. Com a chegada do avião turboélice Let-410 PR-CRX, seus jardins em clima de paisagem europeia ganharão um novo morador.

A expectativa é que o avião, adquirido em leilão no ano passado, seja colocado junto à cave subterrânea da vinícola depois de ser restaurado e de receber uma nova pintura. Sua abertura para visitação é esperada para o final do primeiro semestre.

O avião

Fabricado em 1991, esse avião chegou ao Brasil em 2003 para ser operado pela regional Cruiser. Após alguns anos, em 2008, a aeronave foi repassada à NHT para a realização de voos, principalmente, no sul do Brasil. Após a falência da empresa em 2012, a aeronave foi abandonada no aeroporto Salgado Filho. No ano passado, a Fraport, que administra o termina gaúcho, colocou a histórica aeronave num leilão.

Diferente do que acontece a tantas outras aeronaves, que vão do abandono para a sucata, essa encontrará uma nova vida e ainda poderá ser apreciada pelos viajantes, enquanto degustam os espumantes consagragrados da vinícola. E para os amantes da aviação e dos vinhos, nada melhor do que apreciar o Chardonnay Gazzaro, considerado como um dos melhores do mundo, ao lado de um clássico dos céus.

Confira no vídeo abaixo uma imagem do traslado da aeronave do aeroporto de Porto Alegre até sua nova casa.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Força Aérea apresenta ‘janela ao espaço’ para Elon Musk e lhe...

0
O empresário Elon Musk, dono da SpaceX, foi condecorado com a medalha de Ordem ao Mérito concedida pelo Ministério da Defesa.