A concessionária ABV – Aeroportos Brasil Viracopos inaugurou oficialmente neste sábado (23/4) o novo terminal de passageiros (T1) do Aeroporto Internacional de Viracopos ao transferir 100% dos voos do antigo terminal T0. Diversos testes prévios foram realizados em parceria com as empresas Azul, TAM e Gol para garantir o sucesso na transferência definitiva, realizada hoje.
O novo terminal vinha sendo utilizado parcialmente apenas para voos internacionais através do Píer A, até a inauguração do Píer C, na data de hoje. Ainda há alguns detalhes a serem concluídos, porém durante nossa visita, na manhã deste sábado ficaram nítidos os expressivos benefícios que os passageiros passam a ter com a troca do antigo terminal pelo novo. Não há comparação!
O presidente da concessionária, Gustavo Müssnich, juntamente com a equipe de Comunicação da ABV, apresentou, em coletiva de imprensa, o setor de embarque doméstico, e destacou diversas informações durante os questionamentos dos repórteres.
Foram investidos R$ 3 bilhões na reformulação do aeroporto de Viracopos, permitindo o aumento de sua capacidade operacional para até 25 milhões de passageiros ao ano nos 178.000 m² do novo terminal, ante 28.000 m² do TPS antigo.
Com o atual movimento de Viracopos, que em 2015 registrou 10,3 milhões de passageiros, o terminal campineiro torna-se o único no país a contar com disponibilidade ampla de infraestrutura para crescimento operacional.
O Píer B, localizado na parte central do T1 e que dividirá operações entre os setores nacional e internacional, continua fora de operação até que o crescimento da movimentação do aeroporto justifique sua entrada em serviço. Dessa forma, hoje Viracopos conta com 14 pontes de embarque de um total de 28 que estarão funcionais quando o terminal estiver funcionando a plena capacidade.
Aos viajantes que passam pelo T1, do total de 60 posições para lojas e restaurantes, Viracopos já oferece 38 opções. Porém a maior parte delas localiza-se dentro da área de embarque, seguindo o modelo utilizado na maioria dos aeroportos europeus. O modelo acaba por se ajustar muito bem a Viracopos, já que hoje 40% do movimento é constituído por passageiros em conexão, que utilizam apenas a parte restrita do T1.
Quando questionado sobre a segunda pista de pousos e decolagens, Müssnich destacou que, como previsto em contrato, a construção foi postergada até a existência de demanda, uma vez que a crise econômica levou à retração do crescimento. Em 2014 foram registrados em torno de 130.000 movimentos de pousos e decolagens, porém em 2015 houve retração.
Confira a seguir todos os detalhes do novo terminal de passageiros de Viracopos, em nossa galeria de imagens exclusivas registradas nessa manhã.