
A Virgin Australia Group apresentou oficialmente o interior de seus aguardados novos jatos brasileiros Embraer E190-E2, destacando uma configuração de cabine com classes Executiva e Econômica — um diferencial inédito no mercado da Austrália Ocidental.
A revelação ocorre no momento em que a Embraer inicia a montagem do primeiro avião, batizado de “Coral Bay”, neste mês. Das oito aeronaves encomendadas, quatro devem ser entregues à subsidiária regional da companhia, a Virgin Australia Regional, nos próximos 12 meses.
Primeiro voo programado para outubro
O diretor-geral executivo da Virgin Australia Regional, Nathan Miller, afirmou que a expectativa está crescendo para a estreia da aeronave, prevista para outubro deste ano.
“Optamos por um layout de duas classes, que, na prática, oferece três opções de produto quando incluímos a Economy X, que tem mais espaço para as pernas“, explicou Miller.
Ele destacou que essa configuração permitirá flexibilidade no uso dos aviões, possibilitando operar voos comerciais regulares em dias de menor demanda por fretamento, aproveitando o aumento do tráfego de passageiros de lazer.
“Recebemos feedbacks muito positivos desde o anúncio da aquisição dessas aeronaves, especialmente porque serão os primeiros aviões totalmente novos no mercado da Austrália Ocidental neste século“, acrescentou.
Os passageiros da classe econômica também terão um diferencial: um layout de assentos 2-2, eliminando os assentos do meio. “Além disso, há espaço suficiente na cabine para que cada passageiro leve uma bagagem no compartimento superior, e os assentos são mais espaçosos do que os dos Fokker 100 que estamos substituindo, garantindo uma experiência de voo aprimorada“, explicou Miller.
Tecnologia e sustentabilidade

Todos os jatos Embraer E190-E2 da Virgin Australia Regional serão equipados com Wi-Fi de alta velocidade, entretenimento de bordo acessível por dispositivos pessoais e tomadas em cada assento.
Além do conforto, a nova frota também se destaca pelos avanços em sustentabilidade. Segundo Miller, o E2 tem o menor nível de ruído de qualquer aeronave da sua categoria, um benefício importante para comunidades próximas aos aeroportos, especialmente para voos com decolagens matinais.
“Do ponto de vista ambiental, o E2 é a aeronave mais eficiente em consumo de combustível no seu segmento e reduzirá as emissões em até 30% em comparação com os Fokker 100 que serão aposentados“, ressaltou.
Treinamento e expansão da frota
Com a chegada da nova aeronave, a companhia já iniciou o treinamento de manutenção em Perth, e em breve os pilotos iniciarão sua formação no centro de treinamento da Embraer em Singapura. O treinamento da tripulação de cabine também começará nos próximos meses.
“Além disso, já começamos o recrutamento de novos pilotos e profissionais de suporte para o E2“, revelou Miller.
🇦🇺🇧🇷
— AEROIN (@aero_in) March 27, 2025
A Virgin Australia acaba de divulgar como será o interior dos seus novos jatos Embraer E190-E2, que substituirão os antigos Fokker 100
Serão duas classes: Executiva e Econômica, equipados com tomadas e também Wi-Fi na aeronave pic.twitter.com/9YRIcecraW
Os primeiros jatos da nova frota operarão, inicialmente, nas rotas fretadas atuais da Vigin Australia e em aeroportos comerciais dentro da Austrália Ocidental, mas há planos de expansão à medida que mais aeronaves forem entregues.
O diretor comercial da Embraer Commercial Aviation, Martyn Holmes, destacou que a parceria com a Virgin Australia trará um novo nível de serviço para a região. “O E190-E2 revitalizará e aprimorará a operação da Virgin Australia na Austrália Ocidental. Nossa equipe está trabalhando em estreita colaboração com a companhia para garantir uma entrada em serviço bem-sucedida“, afirmou.
Novo hangar e reconhecimento global
A Virgin Australia Regional também se prepara para inaugurar um novo hangar no Aeroporto de Perth nos próximos meses, que servirá como base para sua equipe de engenharia.
A companhia, que vem expandindo sua atuação regional, foi recentemente eleita a Melhor Companhia Aérea Regional do Mundo pelo segundo ano consecutivo pelo site Airline Ratings.
Pela Assessoria de Imprensa da Virgin Australia