Virgin Orbit adquire mais dois Boeing 747-400 para usar no lançamento de foguetes

A Virgin Orbit, empresa líder em lançamento de satélites, informou por meio de comunicado que assinou um acordo com a L3Harris Technologies para adquirir duas fuselagens Boeing 747-400 para apoiar a crescente necessidade de segurança nacional dos EUA e as demandas de lançamento de satélites dos aliados.  

A L3Harris modificará uma das aeronaves recém-adquiridas para servir como plataforma de lançamento aérea adicional de pequenos satélites, com entrega prevista para 2023. A L3Harris também atualizará a aeronave com uma nova configuração de carga, que deverá permitir que a Virgin Orbit entregue seus foguetes e equipamentos de apoio terrestre na mesma aeronave.

As empresas colaboraram anteriormente para produzir a principal aeronave da Virgin Orbit, apelidada de “Cosmic Girl”, a primeira aeronave 747-400 personalizada para transportar e lançar cargas úteis para a órbita baixa da Terra sob o programa LauncherOne da Virgin Orbit.

“A Virgin Orbit está em um momento emocionante em nosso crescimento como empresa”, disse o CEO Dan Hart. “À medida que expandimos nossa frota para atender clientes em todo o mundo, estamos entusiasmados em mais uma vez fazer parceria com a L3Harris.”

Luke Savoie, presidente da ISR Systems da L3Harris disse: “Estamos entusiasmados em ajudar a dobrar a frota da Virgin Orbit para que eles possam atender seus clientes com maior capacidade e flexibilidade de missão.”

A Cosmic Girl da Virgin Orbit ajudou a implantar com sucesso 26 satélites em órbita para vários clientes comerciais, governamentais e militares. A aeronave, que foi adquirida anteriormente da Virgin Atlantic, empresa irmã da Virgin Orbit, continuará a voar em missões, incluindo o primeiro lançamento do Reino Unido, previsto para o final deste ano, no Spaceport Cornwall.

O acordo prevê a aquisição de duas aeronaves, conforme a Virgin informou em um comunicado, mas não especificou quando chegaria o segundo jato do acordo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação Naval realiza treinamento de emergência em simulador de voo do...

0
Os pilotos realizaram treinamentos de emergências utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 Esquilo, no CIAvEx, em Taubaté-SP.