Visando à segurança, Airbus inova com sistema contra excursões de pista durante pousos

Airbus A350-900 – Imagem: Airbus

É um fato inegável que as fabricantes de aviões fizeram grandes progressos em segurança desde a década de 1950, sendo a tecnologia a maior indutora dessa evolução. Tal movimento é contínuo e, a cada dia, novas ideias são testadas. Um exemplo disso é o projeto no qual a Airbus tem trabalhado, chamado de Runway Overrun Prevention System (ROPS), que é projetado para evitar a ultrapassagem da pista durante o pouso, e outras funções tecnológicas que auxiliam a tripulação durante as fases de aproximação.

As excursões de pista no pouso representam uma das maiores categorias de acidentes no transporte aéreo, totalizando aproximadamente 20% de todas as ocorrências. Para evitar tais acidentes, que podem ser causados ​​por uma variedade de fatores como aproximação instável ou pista escorregadia ou contaminada, a Airbus criou um Runway Safety Suite, pacote este que inclui o ROPS.

Sua função de alerta, chamada Runway Overrun Warning (ROW), se aplica durante o voo. Ele avisa a tripulação durante a aproximação que a pista pode ser muito curta para pousar com segurança, considerando o nível de potência em tempo real da aeronave. É, portanto, um meio de alertar a tripulação de que uma arremetida deve ser considerada.

Sua função de proteção, denominada Runway Overrun Protection (ROP), aplica-se quando o jato está no solo e é orientado para parar ou minimizar a velocidade no final da pista. Ele avisa a tripulação que todos os dispositivos de desaceleração para parar a aeronave devem ser utilizados: reverso máximo (impulso) e frenagem máxima.

No Runway Safety Suite, o ROPS é complementado por um conjunto de funções de vigilância e monitoramento de pouso. O monitor de configuração do altímetro, o monitor de estabilização de aproximação e o monitor de pouso da pista de táxi são todos projetados para aumentar a consciência situacional da tripulação de voo durante a aproximação e o pouso.

Para dar mais detalhes sobre ROPS e outros sistemas de segurança dentro do Runway Safety Suite, a Airbus fez um vídeo. Todo o sistema está sendo testado em uma aeronave A350.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias