
Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Júlio Pacheco Agner, e de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann, a pedido do prefeito de Guarapuava (PR) Denilson Baitala, realizaram recentemente uma visita técnica ao Aeroporto de Cascavel.
A iniciativa, que contou com a intermediação da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), teve como objetivo conhecer de perto as estratégias adotadas para impulsionar o desenvolvimento do terminal e buscar inspiração para melhorias no Aeroporto de Guarapuava.
A comitiva também contou com a presença do diretor do Aeroporto de Guarapuava, Fernando Brustolim. No Aeroporto de Cascavel, o grupo foi recepcionado pela diretora do terminal, Mara, que compartilhou detalhes sobre o crescimento expressivo do aeroporto nos últimos anos.
Segundo ela, há cerca de 10 a 15 anos, o aeroporto possuía um baixo fluxo de passageiros, mas, por meio da união entre a classe política e a comunidade, conseguiu se consolidar como um importante aeroporto regional.
Atualmente, o Aeroporto de Cascavel recebe um alto volume de passageiros, com um total de 408 mil embarques e desembarques registrados no ano passado. A gestão do terminal é feita por uma autarquia municipal chamada Transitar, que também é responsável pelo trânsito, transporte coletivo e sinalização da cidade.
Para o secretário Júlio Pacheco Agner, a experiência de Cascavel pode servir como referência para o crescimento do Aeroporto de Guarapuava. “Tínhamos diversas questões relacionadas ao planejamento e ao passo a passo para alavancar o nosso aeroporto. O que vimos em Cascavel nos inspira a buscar soluções semelhantes, garantindo um terminal eficiente e funcional para a comunidade.”
Ainda segundo o secretário, o prefeito tem planos para ampliar os investimentos no Aeroporto de Guarapuava, tornando-o mais atrativo para as companhias aéreas e melhorando sua infraestrutura de segurança. “Viemos a pedido do prefeito Denilson Baitala, que busca estruturar o Aeroporto de Guarapuava para que ele atenda às demandas da população e atraia investimentos, seja na área do turismo ou dos negócios”, afirmou Agner.
Com passagens aéreas competitivas em relação ao transporte rodoviário, a equipe da Prefeitura de Guarapuava acredita que o crescimento do aeroporto é uma realidade possível e segue empenhada em transformar o terminal em um polo regional de conexões aéreas.
Informações da Prefeitura de Guarapuava
Leia mais: