Viúva processa estúdio de Top Gun por cópia do nome criado pelo seu marido

O nome do filme mais famoso da aviação e da carreira de Tom Cruise está envolvido em uma polêmica histórica.

Foto – Paramount Pictures

A abertura do filme de 1986 (e também de 2021) começa falando sobre a United States Navy Fighter Weapons School, ou Escola de Armas da Aviação de Caça da Marinha dos EUA. Ao final da descrição, o narrador afirma: “os pilotos a chamam de Top Gun”. Porém, o nome Top Gun não foi criado por pilotos e sim por um jornalista, numa referência a “melhor arma” disponível no mercado, no caso os pilotos de caça da Marinha e Fuzileiros.

O nome surgiu de Ehud Yonay, que em 1983 escreveu um artigo sobre a escola militar para a California Magazine. O termo acabou pegando e foi sacramentado pelo primeiro filme, de 1986, e agora recolocado no topo pela sequência da franquia.

Na época, a Paramount Pictures, produtora do filme, comprou os direitos sobre o nome Top Gun para filmes, sendo a única a poder utilizá-lo. No entanto, esse direito autoral terminou em 24 de janeiro de 2020, e ali se iniciou uma batalha legal.

O filme estava previsto para ser lançado em junho daquele ano e já estava em pós-produção, quando a pandemia do coronavírus surgiu e adiou os planos de Tom Cruise e do estúdio.

Com o lançamento em 2022, a família de Ehud Yonay, principalmente sua esposa e seu filho, estão processando a Paramount por uso de direitos autorais sem autorização, e querem uma compensação financeira por isso, segundo aponta a ABC News. A produtora, por sua vez, alega que o filme já estava praticamente completado em janeiro de 2020, e que só não lançou antes por causa da pandemia.

Enquanto a batalha legal acontece, muitos falam que o termo Top Gun em si não seria um “nome único”, e que a Paramount fez certo em ter adquirido na época os direitos para uso em filmes apenas, e não “todos os direitos reservados”. Outro fato é que o novo filme é Top Gun: Maverick, o que gerou um novo registro de marca.

Apesar do termo Top Gun ser utilizado pela Marinha americana, ela nunca adotou oficialmente, mas também não reprime seu uso por pilotos, seja em redes sociais e até bolachas em seus uniformes. Afinal, o filme foi a maior ferramenta de recrutamento militar já vista.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias