Viva será a primeira aérea latina a usar aplicativo que indica qual piloto gasta mais combustível

A Viva, principal companhia aérea de baixo custo da Colômbia, anunciou que implementará novas tecnologias para otimizar seu consumo de combustível e reduzir as emissões de suas operações. Será a primeira empresa na região a usar as plataformas Flight Pulse e Fuel Insight da General Electric.

Conforme relatado pelo Aviacionline, ambos os aplicativos permitirão que a empresa reduza suas emissões de dióxido de carbono em até 42% durante as fases de decolagem e pouso. Desenvolvidos por pilotos, eles funcionam a partir da coleta de dados operacionais, tanto da aeronave quanto do histórico pessoal de cada tripulante. Através de análises individuais e conjuntas, que permitem otimizar a detecção de áreas em cada fase do voo.

O design de tecnologias orientadas a dados para melhoria de desempenho é uma tendência crescente no setor. Segundo a empresa, a adoção das novas plataformas permitirá “continuar a ser a companhia aérea com o menor custo unitário por passageiro do mundo”.

“Na Viva somos campeões de sustentabilidade e boas práticas ambientais para o setor aéreo”, disse Félix Antelo, CEO e Presidente do Grupo Viva. Segundo o executivo, a tecnologia é uma “grande aliada” no processo de redução do impacto ambiental de seus voos.

“Poderemos padronizar nossas políticas de uso de combustível e delimitar claramente cada oportunidade de eficiência, sem afetar nossa segurança operacional em nenhum momento, oferecendo melhores preços e melhores experiências aos nossos viajantes”, acrescentou.

A Viva atualmente opera uma frota de aeronaves Airbus A320ceo e A320neo. Seu compromisso com o futuro inclui a aquisição de novas unidades do A320neo, o que permite uma considerável economia de combustível e menores custos operacionais em relação às versões anteriores da família.

Em média, a versão mais recente da popular aeronave de fuselagem estreita do fabricante europeu emite cerca de 15% menos dióxido de carbono. Também é mais eficiente em termos de emissões de óxido nitroso e tem um menor impacto sonoro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiros no GRU Airport confessaram o que faziam com as roupas...

0
Quando policiais federais entrevistaram dois homens que viajariam juntos para a França, desconfiaram das respostas que eles deram no decorrer