Voa do Ceará a São Paulo num Boeing 737 o único tamanduaí adulto sob cuidados humanos no Brasil

A Gol Linhas Aéreas informa que sua unidade de soluções logísticas, a GOLLOG, realizou na segunda-feira, 7 de novembro, o transporte de um tamanduaí, considerado o menor de sua espécie.

A ação foi bem-sucedida e Yoyo passa bem em seu novo habitat. O transporte foi realizado em parceria com o Instituto Tamanduá e ZooParque de Itatiba.

Yoyo foi transportado em uma caixa de madeira compatível com o seu tamanho e espécie, produzida especialmente para seu deslocamento, já que o transporte de um tamanduaí nunca tinha sido realizado por avião.

O Yoyo é o único tamanduaí adulto mantido sob cuidados humanos no Brasil de que se tem notícia. Foi entregue por um munícipe ao IBAMA, na Sede Parnaíba (PI), em junho de 2021.

Yoyo no Instituto Tamanduá, em Parnaíba (PI), antes de ser transportado para o ZooParque Itatiba (SP).

O animal chegou em um estado de extrema magreza e com sinais de falta de vitaminas no organismo. Graças aos esforços do Instituto Tamanduá, Yoyo conseguiu se recuperar de forma notável.

O Instituto Tamanduá, localizado em Parnaíba (PI), foi fundado em 2005 com o objetivo de promover a conservação dos Xenarthra: os tamanduás, tatus e preguiças, espécies mais antigas e exclusivas das Américas, com mais ou menos 5 milhões de anos.

Em 2017, seis novas espécies para o gênero Cyclopes didactylus foram descritas, depois de mais de 10 anos de pesquisa na Amazônia, nordeste brasileiro e coleções de museus.

“Em 2015, a equipe do Instituto Tamanduá chegou ao Delta do Parnaíba, local onde há uma parcela da subpopulação nordestina dessa espécie, considerada uma unidade evolutiva significativa, que pode ser a resposta da distribuição no litoral brasileiro, já que o Delta é considerado uma ponte entre a Amazônia e a Mata Atlântica”, descreve a bióloga do Instituto Tamanduá, Karina Theodoro Molina.

“O ZooParque de Itatiba (SP) é um dos parceiros do Instituto Tamanduá no projeto de conservação do tamanduaí no Delta, principalmente com as pesquisas da espécie, por isso decidimos mantê-lo aqui”, completa.

“A GOLLOG sabe da importância da conservação da vida selvagem para o meio ambiente, tema que integra o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da GOL. Sempre contribuímos com as ONGs para os transportes delicados de animais, que demandam expertise dos profissionais envolvidos e cuidados especiais no manuseio e acondicionamento dos mesmos, para que eles cheguem bem e diretamente para a natureza”, afirma Daniel Bassi, coordenador de Mercado e Produtos da GOL.

Informações da Assessoria de Imprensa da Gol

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais