Início Indústria Aeronáutica

Voa pela 2ª vez com sucesso o XB-1, avião demonstrador do supersônico Overture, o “novo Concorde”

O XB-1 em seu segundo voo, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Divulgação – Boom Supersonic

Nesta segunda-feira, 26 de agosto, a aeronave demonstradora supersônica XB-1 da empresa norte-americana Boom Supersonic realizou com sucesso seu segundo voo no Mojave Air & Space Port, em Mojave, Califórnia:

Após seu histórico primeiro voo em março de 2024, o XB-1 continua avançando em seu programa de ensaios em voo, com o objetivo de alcançar o voo supersônico até o final do ano. O programa XB-1 estabelece a base para o design e desenvolvimento do Overture, o avião supersônico da Boom, enquanto promove uma cultura de segurança em primeiro lugar.

Durante este voo, o trem de pouso do XB-1 foi retraído e estendido com sucesso pela primeira vez, o que é típico de segundos voos de ensaio. Objetivos adicionais para este ensaio em voo incluíram a avaliação das qualidades de manuseio da aeronave pela equipe do XB-1 e a ativação de um novo sistema digital de aumento de estabilidade – ou amortecedor de rolagem – pela primeira vez. Este amortecedor de rolagem foi implementado para melhorar as qualidades de manuseio com base nas lições aprendidas no primeiro voo.

Além disso, linhas foram aplicadas na asa direita do XB-1 para observar e avaliar a direção e a força do fluxo de ar sobre a superfície, verificando suas características aerodinâmicas. O XB-1 voou por aproximadamente 15 minutos, atingindo uma altitude de 10.400 pés e velocidades de 232 nós (277 mph).

“O XB-1 teve um segundo voo fantástico esta manhã. Os resultados iniciais indicam que resolvemos com sucesso as descobertas do Primeiro Voo e estamos animados para continuar os ensaios em voo rumo ao voo supersônico”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic. “Estou orgulhoso da equipe. O voo de hoje é mais um passo em direção ao retorno do transporte supersônico de passageiros”, completou.

Este foi o primeiro voo no XB-1 para o Piloto Chefe de Ensaios da Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg, que pilotou o avião de perseguição T-38 no voo inaugural do XB-1. Brandenburg será o piloto que estará no controle pelo restante do programa de ensaios, incluindo quando o XB-1 realizar seu primeiro voo supersônico.

Progredindo em direção ao voo supersônico

Agora que o XB-1 completou com sucesso seus dois primeiros voos, a equipe começará a expandir sistematicamente o envelope de voo para confirmar seu desempenho e qualidades de manuseio através e além de Mach 1 (velocidade do som).

Isso inclui verificações em voo de todos os sistemas, bem como múltiplos pontos de teste demonstrando margem segura para limites de flutter (vibração aeroelástica). A sequência de voos de ensaio aumentará nesta próxima fase de testes, com aproximadamente 10 voos planejados antes de alcançar velocidades supersônicas.

Retornando o voo supersônico aos céus

O XB-1 fornece a base para o design e desenvolvimento do Overture, o avião supersônico da Boom. O XB-1 utiliza tecnologias de ponta para possibilitar voos supersônicos eficientes, incluindo aerodinâmica otimizada digitalmente, compósitos de fibra de carbono, entradas de motor supersônicas avançadas e um sistema de visão de realidade aumentada para visibilidade durante decolagens e pousos.

Duas décadas após a aposentadoria do Concorde, os primeiros voos do XB-1 marcam o retorno de uma aeronave civil supersônica aos céus e abrem caminho para a retomada do transporte supersônico convencional a bordo do Overture.

Informações da Boom Supersonic

Sair da versão mobile