Voa pela primeira vez ao Rio de Janeiro o maior avião da história da Azul, o Airbus A350

Imagem: RadarBox

Após a Azul Linhas Aéreas iniciar, em 10 de outubro, os voos necessários com seu primeiro Airbus A350 para obter as aprovações da ANAC e para treinar seus tripulantes, tendo passado pelos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Recife e Lisboa (Portugal), a companhia acaba de enviar seu maior avião a mais um destino.

Nessa noite de sábado para domingo, dias 3 e 4 de dezembro, o A350-900 registrado sob a matrícula PR-AOY partiu do grande hub (centro de voos) da Azul no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e seguiu até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

O jato partiu de Campinas às 21h00 do sábado, efetuou uma aproximação para o Galeão por volta das 21h40, arremeteu pouco antes de pouso, efetuou seis órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) durante pouco mais de meia hora nas proximidades de Itaboraí e então retornou para o pouso, por volta das 10h40.

Dados do voo de ida até o Rio de Janeiro – Imagem: RadarBox

Não muito tempo depois, às 11h20, o A350 da Azul voltou a decolar no Rio de Janeiro para um voo local de 40 minutos, com três procedimentos de aproximação e arremetida antes de pousar novamente à meia-noite e 20 minutos.

Dados do voo local no Rio de Janeiro – Imagem: RadarBox

Por fim, à 01h35 da madrugada, o grande jato decolou para mais cinco procedimento de aproximação e arremetida, em um tempo total de pouco mais de uma hora, até partir de volta para Campinas, pousando em Viracopos às 03h24.

Dados do voo de retorno até Campinas – Imagem: RadarBox

Vela ressaltar que todos os três voos foram sem transporte de passageiros, já que a Azul ainda segue com os processos de preparação para a entrada do modelo em sua malha comercial.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias