Cantora Miley Cyrus filma raio atingindo seu avião e voo é desviado no Paraguai

A janela iluminada no vídeo do incidente e o dano na aeronave

Conforme anteriormente publicado no AEROIN, um Airbus A321 com interior em configuração especial VIP, operado pela companhia aérea britânica Titan Airways, estaria voando nesta semana pela América do Sul para transportar a cantora americana Miley Cyrus em sua turnê na região, que inclui uma apresentação no Lollapalooza 2022 on Brasil.

O avião A321neo de matrícula G-GBNI voou dos Estado Unidos para Lima, no Peru, no dia 16, depois para Buenos Aires, na Argentina, no dia 17, para Santiago, no Chile, no dia 19, para Bogotá, na Colômbia, no dia 20 e, por fim, voaria até Assunção, no Paraguai, na terça-feira, 22, antes da vinda ao Brasil.

Porém, após partir da capital colombiana rumo à paraguaia na terça-feira, os registros de rastreamento online de voos mostram que a aeronave percorreu os arredores de Assunção a 7 mil pés antes de voltar a ganhar altitude e desviar para Ciudad del Este, próximo a Foz do Iguaçu.

A trajetória da aeronave no Paraguai – Imagem: FlightRadar24

Segundo publicado pela própria cantora em suas redes sociais, o que ocorreu foi que os pilotos de sua aeronave enfrentarem condições meteorológicas adversas na chegada ao destino, que resultaram na impossibilidade de pouso e até em um incidente de “lightning strike”, ou seja, um raio atingiu o A321neo.

Ao publicar o vídeo que você assiste abaixo, do momento em que a aeronave foi atingida, Miley descreveu: “Aos meus fãs e a todos preocupados depois de saberem do meu voo para Assunção. Nosso avião foi pego em uma grande tempestade inesperada e atingido por um raio. Minha tripulação, banda, amigos e familiares que estavam viajando comigo estão seguros após um pouso de emergência. Infelizmente não pudemos voar para o Paraguai. EU TE AMO.”

A cantora também colocou em sua publicação uma foto mostrando um ponto da aeronave danificado pelo incidente. Nota-se a típica marca deixada pela entrada ou pela saída de um raio em casos de lightning strike.

Incidentes de lightning strike geralmente não representam um risco relevante para a segurança de voo, pois o raio costuma atravessar a aeronave sem causar sérios danos a estruturas ou sistemas. Mesmo assim, após o pouso é sempre necessário realizar uma inspeção específica para este tipo de ocorrência, conforme o manual do fabricante da aeronave, para garantir que está tudo bem.

No fim, como sua apresentação no Paraguai precisou ser cancelada devido ao desvio do voo, a cantora partiu para o Brasil já na madrugada desta quarta-feira, 23, ao invés da tarde do dia 24, como originalmente previsto.

Como o próprio A321neo G-GBNI foi utilizado no voo até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, aparentemente o raio não deixou consequências sérias para a aeronave.

Segundo a programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partida de Miley está programada para as 12h00 do próximo domingo, 27 de março, no voo AWC-1726 com destino a Los Angeles, EUA, e uma parada técnica de reabastecimento na Costa Rica.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias