Voepass está próxima de ter seu primeiro avião com matrícula da série “PS”

No último domingo, 4 de setembro, aterrissou em Natal, no Rio Grande do Norte, o próximo avião do modelo ATR 72-600 da Voepass Linhas Aéreas (Passaredo), após uma longa jornada de 7 dias e nove paradas, que começou na Indonésia.

A aeronave em questão (msn 0908) chegou ao Brasil com a matrícula PK-PAV, que usava na sua antiga operadora, a Pelita Air Service. O turboélice ainda será nacionalizado, antes de ser trasladado até a sede da empresa em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Uma curiosidade acerca desta aeronave é que deve ser a primeira da frota da Voepass a receber uma matrícula iniciada em “PS”, abrindo tal série para a companhia paulista. A matrícula ainda está a confirmar, possivelmente PS-VPB.

Rastreamento do voo: FlightRadar24

Além deste ATR 72, outros dois devem se juntar à frota da empresa paulista em breve, segundo consta do inventários na internet, como o site Planespotters. Eles devem ter as matrícula PR-PDZ (msn 1091) e PS-VPA (msn 1262, matrícula a confirmar).

Uma curiosidade sobre o “PS”

Como se pode inferir, a série “PS-VPx” faz alusão ao nome da Voepass, iniciado pela letra “V”. Atualmente, a empresa de Ribeirão Preto possui reserva de matrículas para toda a sequência “PS-VPx”, exceto o PS-VPF, que foi conquistado antes por um operador particular de nome Vinícius de Paula Ferreira e colocado em sua aeronave Trike Adventure, de série ALE-45037.

Por conta disso, na medida em que a frota sofrer movimentações com o passar do tempo, a companhia poderá usar 25 matrículas dentro do intervalo citado acima.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Prefeitura de Divinópolis publica edital referente ao uso de hangares do...

0
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes)