VOEPASS Linhas Aéreas estuda pedir Recuperação Judicial, aponta jornal

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A VOEPASS estaria analisando recorrer ao processo de Recuperação Judicial para enfrentar a crise aérea da Pandemia do Coronavírus, apontou Lauro Jardim, colunista do jornal O GLOBO.

Segundo o jornalista, renomado por seus furos, a empresa formada pelo resultado da compra da MAP Linhas Aéreas pela Passaredo Linhas Aéreas estuda pedir a Recuperação Judicial (RJ), que seria a segunda na história desta última empresa, controladora do grupo.

Caso isso se confirme, também será a segunda vez que duas empresas aéreas brasileiras estarão em RJ simultaneamente, considerando que a LATAM Brasil está na mesma situação pela Corte de Falências de Nova Iorque.

A última vez que isso ocorreu foi em 2005, quando tanto a Varig como a VASP entraram em Recuperação Judicial, sendo que esta última suspendeu as operações no mesmo ano e a primeira ainda perdurou mais um pouco antes de fechar.

A Passaredo Linhas Aéreas entrou em Recuperação em 2012, após dificuldades financeiras que foram acentuadas pela operação dos jatos Embraer E135 e E145. Foram renegociadas dívidas no valor de R$ 150 milhões, e dentre as mudanças mais radicais esteve a adoção dos aviões turboélices ATR 72, focando mais ainda no mercado regional.

A empresa saiu da RJ em 2017, sendo a única brasileira a conseguir passar pelo processo sem fechar as portas, porém, desde então nunca deixou de acumular dívidas trabalhistas e com fornecedores.

Lauro Jardim, que é mais lembrado pela divulgação com exclusividade da delação dos donos da JBS envolvendo o então Presidente Michel Temer, não deu maiores detalhes sobre o assunto, citando apenas a crise gerada pela Pandemia como fator decisivo para o estudo da RJ.

Recentemente foi trazido à tona a falta de pagamento por parte dos donos da Passaredo para a aquisição da MAP, que inclusive envolveria um suposto aporte da GOL, como revelamos com exclusividade aqui:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul