A regional brasileira Voepass Linhas Aéreas está próxima de concluir a documentação de importação de um turboélice ATR 72-600, que em breve será parte de sua frota. A aeronave tem 9 anos de idade, matrícula atual LZ-DBN e número de série 1091. No Brasil, deverá receber as marcas PR-PDZ, segundo fontes informaram ao AEROIN.
Apesar da atual matrícula búlgara, a aeronave jamais serviu a uma empresa do país do leste europeu. Antes da Voepass, o modelo voou pela companhia caribenha LIAT, com sede em Antígua e Barbuda. Recentemente, a Voepass recebeu um outro ATR 72-600 (msn 1262), também vindo de um país do leste da Europa: a Ucrânia.
Presume-se que a chegada das aeronaves esteja em linha com as ambições da companhia aérea de dobrar sua frota e rede de voos, como foi dito pelo CEO, Eduardo Busch, em entrevista recente à IATA.
Atualmente com 15 aeronaves ATR 72 e ATR 42 e 38 destinos, a companhia disse que espera quase dobrar o tamanho da frota e de cidades atendidas nos próximos três anos. Segundo Busch, o mercado brasileiro ainda tem alto potencial e a Voepass buscará chegar a 25 turboélices regionais nesse período, atendendo a 70 localidades, tanto por meio de acordos, como os que têm com a Gol, como em operações próprias.