Volga Dnepr se interessa pelo papo da Airbus sobre o A350F

Nessa semana, tornou-se conhecida uma conversa que a Airbus e a empresa russa Volga-Dnepr tiveram em torno do novo modelo A350F. A reunião teria acontecido em 22 de julho, durante o Moscow Airshow, e se mostrado produtiva para ambos os lados. Uma semana depois, a Airbus confirmou que seguirá adiante no desenvolvimento do novo cargueiro, com expectativa para colocá-lo em serviço a partir de 2025.

Atualmente, a Volga-Dnepr opera apenas jatos Boeing em sua “frota de aeronaves ocidentais” e a entrada da Airbus, se confirmada, seria um grande trunfo da fabricante europeia.

Durante a reunião entre as empresas, executivos da Airbus conduziram os representantes da Volga-Dnepr por uma apresentação do A350-1000, que esteve presente no evento. A fabricante destacou vantagens tecnológicas da aeronave e procurou “vender” seu projeto de conversão da aeronave para um cargueiro puro ultra-moderno, capaz de assegurar melhor eficiência operacional.

Não existe nenhum pedido formal para o A350F ainda, mas a Airbus disse, na semana passada, que há muitos interessados e alguns compromissos, fatores que a incentivaram a seguir adiante com o projeto. Resta saber como a Boeing reagirá ao “ataque” da sua maior concorrente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias