Está em voo rumo ao Brasil nesta manhã de quinta-feira, 24 de outubro, mais um voo sendo feito com o maior modelo de avião de 3 motores do mundo, o clássico McDonnell Douglas MD-11.
Realizando o voo cargueiro FDX-40, o MD-11F de matrícula N621FE, da norte-americana FedEx, partiu do Aeroporto Internacional de Memphis e tem previsão de pouso por volta das 14h40 no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O pouso poderá ser assistido ao vivo na primeira tela a seguir, que mostra a câmera do canal “Golf Oscar Romeo” voltada ao Aeroporto de Viracopos, e o voo pode ser acompanhado na segunda tela, que mostra o rastreamento em tempo real na plataforma AirNav RadarBox. Abaixo das telas, leia mais informações sobre o avião.
Tela 1 – câmera ao vivo voltada ao Aeroporto de Viracopos
Tela 2 – rastreamento em tempo real do N621FE
Conforme já informado em outras ocasiões pelo AEROIN, o MD-11 é um modelo que deixou de ser utilizado em voos regulares ao Brasil há alguns anos, depois que a Lufthansa o removeu de sua frota e a FedEx trocou o trijato pelo Boeing 767-300F nesta rota entre Memphis e Campinas.
Assim, o icônico avião só é visto operando no Brasil quando a FedEx o aloca em algumas operações esporádicas, como a de hoje.
O McDonnell Douglas MD-11 teve 200 unidades produzidas, entre 1988 e 2000, e atualmente há 34 em uso pela FedEx, 31 pela UPS e 17 pela Western Global Airlines. O trijato possui 61 metros de comprimento e 52 metros de envergadura, podendo transportar até 91 toneladas de carga na versão cargueira MD-11F.