
A Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) informou ontem que sua aeronave ARJ21 decolou do Aeroporto Internacional de Chengdu Shuangliu, em 25 de agosto de 2024, e chegou com sucesso ao Aeroporto Daocheng Yading após um voo de 44 minutos, sendo uma parada importante na demonstração de voo em altitude na região do Planalto Qinghai-Xizang.
O Aeroporto Daocheng Yading está localizado na Montanha Haizi, Vila Sangdui, Condado de Daocheng, Prefeitura Autônoma Tibetana de Ganzi, Província de Sichuan, a uma altitude de 4.411 metros. É o aeroporto civil mais alto do mundo, segundo detalha a COMAC.
O ARJ21 já havia voado para este aeroporto em julho de 2020 para realizar um teste de voo de 15 dias, completando um teste de expansão de altura máxima de decolagem/pouso e verificando as capacidades de decolagem e pouso da aeronave ARJ21 no ambiente de um aeroporto de alta altitude.
A COMAC afirma que está aderindo ao princípio de ser centrada no cliente e criar valor de forma sustentável para os clientes. Sob a premissa de garantir plenamente a comunalidade dos modelos de aeronaves, a COMAC melhorará continuamente o desempenho de operação em altitudes elevadas da aeronave ARJ21 por meio de modificações adaptativas e otimização de design, para permitir que o ARJ21 atenda plenamente aos requisitos de operação em aeroportos de alta altitude.
Informações da COMAC