Volta ao Brasil o avião da Força Aérea do Chile para buscar o que encantou mais de 60 mil pessoas

O Hércules em Campinas-SP, em cena do vídeo apresentado abaixo

Como visto duas semanas atrás, havia chegado ao Brasil no dia 13 de agosto um avião Hércules da Força Aérea do Chile, pousando no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A vinda do avião quadrimotor Lockheed KC-130R registrado sob a matrícula 999, voando sob a identificação de voo FACH999, havia ocorrido por um motivo especial, trazendo algo especial a bordo.

E agora, depois que mais de 60 mil pessoas se encantaram com o que ele trouxe, é hora de levar tudo de volta ao Chile.

A segunda vinda da aeronave chilena, novamente chegando ao país pelo Aeroporto de Viracopos e decolando depois de cerca de duas horas, foi captada pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube.

No player a seguir, é possível assistir à chegada e à partida do incomum visitante, que ocorreram às 13h15 e 15h15 do sábado, 27 de agosto:

Após a decolagem vista na gravação acima, o Hércules se dirigiu à Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde embarcou parte dos equipamentos e aviões da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones, a equipe militar de demonstrações aéreas semelhante ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) do Brasil – a Esquadrilha da Fumaça.

Como visto previamente, foi pela ocasião do aniversário de 70 anos da nossa Esquadrilha da Fumaça que os Halcones vieram ao país. O aniversário da Fumaça foi comemorado no Domingo Aéreo na AFA, no dia 21 de agosto, e os chilenos fizeram parte das atrações aéreas do evento, com duas demonstrações, além de interações com o público no solo.

Com as ágeis aeronaves Gamebird GB1 acrobáticas, o público de mais de 60 mil pessoas se encantou tanto com os Halcones quanto se encanta com a Esquadrilha brasileira, já que são demonstrações de perfis bastante diferentes.

Como este modelo acrobático não é projetado para longos voos como o deslocamento desde o Chile até o Brasil, os aviões são desmontados e transportados a bordo do grande avião militar.

A parada do Hércules em Campinas se deve à necessidade de chegada ao país através de um aeroporto internacional, que conte com as autoridades de fiscalização de imigração.

Ainda é esperado um segundo avião do mesmo modelo para buscar o restante dos equipamentos dos Halcones, como também ocorreu 15 dias atrás, porém, não há uma programação confirmada sobre quando ele chegará ao país.

A seguir está disponibilizado um vídeo feito pelo canal Golf Oscar Romeo durante o Domingo Aéreo, com uma das mais bonitas manobras da apresentação da equipe chilena, feita exclusivamente por ela. Mais abaixo, também está disponibilizado o link que contém o vídeo mostrando os Halcones embarcando os equipamentos no Hércules.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias