A marca Mexican Aviation está programada para voltar aos céus hoje, 26 de dezembro, depois de passar 13 anos no solo, embora, segundo ressalta o Aviacionline, sob um paradigma impensável até poucos anos atrás: como propriedade do estado federal mexicano e utilizando aeronaves Boeing 737NG da Força Aérea.
O voo inaugural está previsto para esta terça-feira, partindo as 7h00 locais do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, que atende a Cidade do México, até o recém-inaugurado Aeroporto Internacional de Tulum, no Caribe mexicano, fechando a tríade de projetos aeronáuticos da administração de Andrés Manuel López Obrador (a empresa aérea e os dois novos aeroportos).
¡Vuela alto con Mexicana ! 🛫✨ Descubre México de una manera única y sé protagonista de tu propia historia de viajes. 🌮🇲🇽 ¡Despegamos contigo hacia aventuras inolvidables! #SeParteDeLaHistoria #AventurasMexicanas pic.twitter.com/pgAieRR4d4
— Mexicana Vuela (@MexicanaVuela_) December 22, 2023
Tulum será seguido por Tijuana, Puerto Vallarta, Monterrey, Mérida, Mazatlán, Chetumal e Campeche. Paralelamente, será implantada a operação conjunta com a TAR Aerolíneas, por meio do que chamaram de “Air Connection Link”, operando com aeronaves Embraer ERJ-145 para Acapulco, Ciudad Victoria, Guadalajara, Ixtapa-Zihuatanejo, Ixtepec, Palenque, Uruapan e Villahermosa.
De acordo com o sistema de reservas da companhia aérea, serão inicialmente 80 voos semanais para 16 destinos. Trata-se de uma redução significativa face aos planos iniciais anunciados em outubro, que previam até 386 voos e mais de 69 mil lugares semanais.