Voltou hoje o grande avião A380 aos voos comerciais de outra empresa aérea, veja as rotas

Avião Airbus A380 Qatar Airways
Airbus A380 – Imagem: Paul Schmid / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Mais uma empresa volta a utilizar o grande avião de dois andares Airbus A380 em seus voos regulares de transporte de passageiros. A companhia aérea Qatar, baseada no emirado de mesmo nome, decolou nesta quarta-feira, 15 de dezembro, com três jatos do modelo após o longo período suspensos devido aos impactos da pandemia na Covid-19.

Apesar da retomada, no entanto, vale ressaltar que a situação da Qatar Airways é um pouco diferente das demais operadoras que já reativaram o maior avião de transporte de passageiros de mundo.

Enquanto empresas como Emirates, British Airways e Singapore Airlines ainda acreditam na viabilidade de obter lucro com os voos do A380, a Qatar faz parte do grupo oposto, que considera o modelo anti-econômico e ambientalmente incorreto para os padrões atuais da aviação.

Assim, ela afirma que apenas esta reativando o modelo porque sua disputa com a Airbus em relação ao problema com o A350 está deixando parte de sua frota fora de serviço, sendo necessária a utilização do superjumbo para contornar a situação.

Com isso, os três aviões alocados hoje em voos comerciais regulares foram os de matrículas A7-APG, A7-API e A7-APJ. A Qatar tem 10 exemplares do A380 em sua frota, registrados sob as matrículas A7-APA até -APJ.

As rotas que contam com a ilustre operação do gigante avião neste quarta-feira são entre Doha, no Qatar, e Londres-Heathrow, na Inglaterra, com dois deles, e entre Doha e Paris-CDG, na França, com o outro jato.

O A7-APJ em voo nesta quarta-feira – Imagem: RadarBox

O primeiro, A7-APJ, partiu de Doha pouco depois das 02h00 da madrugada, pousando em Londres às 06h00 (horários locais). Depois, às 08h16, o segundo, A7-API, partiu também para a capital inglesa. Por fim, às 08h46, o A7-APG decolou para Paris.

Nas três telas de radar a seguir, você pode acompanhar em tempo real os voos dos três aviões acima citados (Obs.: eles aparecerão em destaque apenas quando estiveram em operação sendo captados pelos radares):

A7-APG

A7-API

A7-APJ

A título de curiosidade, no momento da publicação desta matéria, dados da plataforma RadarBox mostravam que 29 aviões A380 estavam em voo pelo mundo, sendo dois da Singapore Airlines, um da Qatar Airways, dois da British Airways e os demais da Emirates, conforme a imagem a seguir.

Todos os A380 em voo pelo mundo – Imagem: RadarBox

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias