Voo da Air Canada é evacuado na taxiway ao pousar com fumaça a bordo

Um voo regional da Air Canada precisou pousar e evacuar os passageiros na taxiway apenas 6 minutos após a decolagem, devido à ocorrência de fumaça a bordo, e um vídeo capturou o momento em que os viajantes saíam pelas portas de emergência sobre a asa.

Vídeo Air Canada Express Jazz CRJ-900 Evacuation San Francisco

A aeronave envolvida foi o Canadair CRJ-900 registrado sob a matrícula C-FNJZ, realizando o voo de número JZA839 da companhia Jazz, que executa serviços regionais sob as cores da Air Canada Express.

O jato partia de São Francisco (EUA) para Vancouver (Canadá) com 71 pessoas a bordo nesse domingo, 1º de março, e acabara de decolar da pista 01R quando a tripulação declarou Mayday relatando fumaça a bordo.

A subida foi interrompida na altitude de 2000 pés (610 metros) e o CRJ-900 foi posicionado para um retorno imediato à pista 28R. A tripulação informou que havia fumaça nos dois banheiros e cheiro de fumaça no cockpit.

FlightRadar24 Voo JZA839 Emergência São Francisco
O CRJ-900 retornando em emergência – Imagem: FlightRadar24

A aeronave pousou na pista 28R de São Francisco cerca de 6 minutos após a partida, saiu da pista e imediatamente parou na taxiway para a evacuação dos passageiros. Todos saíram em segurança, e houve apenas um registro de uma torção de tornozelo, segundo relato da NBC Bay Area.

O controle de solo do aeroporto instruiu todas as aeronaves a manterem suas posições, informando sobre um atraso indefinido. A operação normal foi retomada cerca de 10 minutos após o pouso.

A companhia aérea informou que a aeronave foi inspecionada e que não foram encontrados sinais de fogo em nenhum local. “Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente”, disse a Jazz Aviation.

Os demais voos do jato foram cancelados até o momento da publicação desta reportagem.

Veja a seguir o vídeo dos passageiros evacuando o CRJ-900 na taxiway:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias