Voo “apertado” dos torcedores flamenguistas rumo ao Mundial terá escala inútil em Portugal

Foto: Iberojet

Na última segunda-feira (30), o AEROIN antecipou com exclusividade a informação sobre um voo destinado a torcedores do Flamengo rumo ao Marrocos, onde assistirão ao Mundial de Clubes da FIFA. O grupo embarcará com a empresa aérea portuguesa Orbest em um dos Airbus A330-900 mais densos em operação, com 388 assentos.

Note que, a princípio, pensava-se que o voo seria feito por um A330-300, único avião na frota da Orbest atualmente, segundo dados do site Planespotters. No entanto, consta da ANAC que o voo será feito com um A330-900, indicando que deve ser a aeronave da sua irmã, Iberojet (que também voa com aeronaves muito densas).

A programação do voo passou a ser conhecida ontem, com a atualização da base de operações autorizadas da ANAC. Curiosamente, o voo não será direto ao Marrocos, mas terá que fazer uma escala em Lisboa para que possa se aproveitar do acordo de serviços aéreos firmado entre Brasil e Portugal. Na prática, essa é uma escala inútil e burocrática.

Os horários são os seguintes:

DIA 4 DE FEVEREIRO – Proveniente de Madri, o voo OBS-61 tem previsão de aterrissar no Rio de Janeiro (Galeão) às 19h30.

DIA 5 DE FEVEREIRO – Às 18h, parte rumo a Lisboa com número de voo OBS-762, onde aterrissa no dia seguinte às 6h da manhã. Apenas uma hora e meia depois, decola rumo a Casablanca, no Marrocos.

DIA 12 DE FEVEREIRO – O avião fará o caminho inverso, decolando de Casablanca e pousando em Lisboa, antes de seguir ao Brasil. O pouso em terras cariocas acontece às 20h25 do mesmo dia. Ao meio-dia do dia seguinte, o Airbus parte de volta para Madri.

A companhia aérea portuguesa Orbest pertence a um famoso grupo hoteleiro espanhol, que também tem uma empresa aérea na Espanha e cuja especialidade é realizar fretamentos e voos especiais a destinos de férias.

A aeronave que fará o voo, com 388 lugares, é um dos mais densos Airbus A330-900 do mundo. Para efeito de comparação, o jato do mesmo modelo na TAP possui 298 assentos, na Delta tem 281 e na Garuda Indonesia tem 301.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias