Voo da Azul é levado de volta à origem após ATR-72 ter oscilação de parâmetros de motor

ATR-72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas que apresentou uma falha de motor durante um voo.

A aeronave, um ATR-72 registrado sob a matrícula PR-AQP, saiu de Confins com destino a Uberaba, ambas cidades em Minas Gerais, para realizar um voo regular de passageiros no dia 1º de dezembro.

De acordo com informações do CENIPA e também com dados das plataformas de rastreamento de voos, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Confins com 48 passageiros e 4 tripulantes para realizar o voo AD-2663.

Entretanto, durante a fase de subida do bimotor, a 14 mil pés (cerca de 4,27 km) de altitude, a tripulação identificou uma oscilação de potência no motor #1 (asa esquerda).

Diante da situação, os pilotos iniciaram os procedimentos indicados no manual de referência rápida e checklists associados ao problema, chegando à conclusão que a melhor decisão seria retornar ao aeroporto de origem.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

A aeronave pousou cerca de 45 minutos após a decolagem, sem mais intercorrências, e ficou em solo até o dia seguinte, realizando então um voo regular de passageiros para Montes Claros, em Minas Gerais, chegando ao destino normalmente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.