Voo da Azul para Congonhas é desviado para Campinas após indicação de falha de ‘slat’

Um voo da Azul Linhas Aéreas precisou ser desviado a outro aeroporto quando estava a minutos de seu pouso na capital paulista, devido a uma indicação de falha apresentada pela aeronave.

Segundo cadastro no sistema de informações de ocorrências aeronáuticas do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a aeronave envolvida foi o Airbus A320neo registrado sob a matrícula PR-YRV, quando realizando um voo de Cruz, no Ceará, para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na última quarta-feira, dia 29 de dezembro, com 162 passageiros e 6 tripulantes.

Airbus A320neo, semelhante ao envolvido

Dados da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos mostram que o jato partiu às 02h30 da madrugada do Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, que serve ao destino turístico de Jericoacoara, no voo AD-9187 e já se aproximava de Congonhas por volta das 06h00 da manhã, a cerca de 6 mil pés (1,8 km) de altitude, quando a trajetória foi desviada.

A aeronave desviando quando chegando a São Paulo – Imagem: RadarBox

Segundo descreve o histórico da ocorrência no sistema do CENIPA, a aeronave apresentou aos pilotos a mensagem ‘slat fail’, ou seja, havia uma possível pane no sistema de extensão dos slats – superfícies móveis na parte frontal da asa que aumentam a sustentação para permitir um pouso em menor velocidade, que resulta em menor distância de pista necessária para a frenagem.

Diante da indicação, os pilotos julgaram que seria mais prudente utilizar o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, que possui pista mais longa e que é também a principal base de operações e de manutenção da Azul.

O Airbus A320neo sendo levado a Campinas – Imagem: RadarBox

Pouco mais de 30 minutos depois do desvio na região de São Paulo, os pilotos pousavam o Airbus A320neo em segurança pela cabeceira 15 do aeroporto da cidade do interior paulista, utilizando menos da metade dos 3,2 km da pista.

A ocorrência foi classificada pelo CENIPA como um “Incidente” e o tipo foi definido como “SCF-NP – Falha ou mau funcionamento de sistema / componente”.

O avião permaneceu em solo por pouco mais de 24 horas, partindo na manhã do dia seguinte para um voo regular sem novas intercorrências.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias