Voo da Cidade do Cabo para Campinas, previsto com avião da Silk Way, acaba feito por outra empresa

Bonita imagem do Jumbo Jet se aproximando, em cena da câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo

Como visto há poucos dias, o sistema de voos aprovados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indica que a companhia aérea Silk Way, do Azerbaijão, realizaria três operações cargueiras no Brasil nestes primeiros dias de março, sendo duas com Boeing 747 no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e uma com Ilyushin IL-76 no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE).

Os voos para Campinas seriam provenientes de Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul, enquanto o voo para Fortaleza viria de Port of Spain, em Trinidad e Tobago.

Apesar da programação aprovada, algo parece não saído como previsto, para a infelicidade de todos os admiradores da aviação que aguardavam pelo diferente movimento. Nesta quinta-feira, 2 de março, o primeiro voo entre a África do Sul e a cidade do interior paulista foi realizado por um Jumbo Jet de outra empresa.

Quem assistia às imagens ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que possui uma câmera apontada para o Aeroporto de Viracopos, acompanhou às 16h20 o pouso do Boeing 747-400F de matrícula N492MC, da companhia norte-americana Atlas Air, que partiu da Cidade do Cabo cerca de 8 horas antes, no voo GTI-8853.

O momento da bonita aproximação e pouso do grande jato cargueiro pode ser visto novamente na transmissão ao vivo no player a seguir, observando o horário no canto inferior esquerdo e retrocedendo até 16h15, enquanto a gravação ainda estiver disponível (até 12 horas após o horário):

No caso de Fortaleza, não há informações conhecidas sobre nenhum voo efetivamente efetuado pela Silk Way até o momento, portanto, a menos que a operação tenha sofrido atraso, parece que também não haverá a vinda da aeronave IL-76 ao Brasil. (Atualização: houve um atraso de dois dias, mas o pouso ocorreu neste sábado, 4 de março, como pode ser visto neste link).

Por fim, o segundo voo entre a Cidade do Cabo e Campinas continua previsto, no sistema da ANAC, para pousar na madrugada dessa sexta-feira, 3 de março, e decolar no início da manhã do mesmo dia, porém, até a publicação desta matéria, não há nenhum movimento dos Boeings 747 da Silk Way que indique que algum deles esteja sendo alocado na operação. (Atualização: um Jumbo da Silk Way voou para a Cidade do Cabo na sexta-feira, 3 de março).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias