Início Novidades

Voo da Gol pousa em emergência médica, mas fica sem balizador em Porto Alegre; ouça

Aeroporto de Porto Alegre – Imagem: Fraport Brasil

A tripulação de um voo da Gol Linhas Aéreas enfrentou dificuldades durante uma situação urgente na noite da última quinta-feira, 9 de junho, após pousar em emergência médica em Porto Alegre e não haver balizador para a recepção da aeronave.

Conforme as comunicações nos áudios abaixo, captadas através da transmissão ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho” no YouTube, os pilotos do voo G3-1927, de Brasília para Porto Alegre, informaram ao Controle de Tráfego Aéreo, ainda durante o voo, na descida para o destino, que havia um passageiro passando mal a bordo.

Porém, após chegarem ao Salgado Filho, precisaram ficar parados ao chegarem ao pátio às 23h41, porque não havia disponível alguma pessoa para o serviço de balizamento do Boeing 737-800 até a posição de parada.

“A gente está com uma emergência médica a bordo. Não é possível que não tenha uma pessoa para balizar”, ouve-se na gravação o piloto falando ao controlador de tráfego aéreo do aeroporto.

Diante da crítica, o controlador informa que já havia sido feita a coordenação com a administração aeroportuária.

Após a troca de mensagens ouvida no player acima, o piloto também entra em contato em outra frequência, aparentemente de alguma equipe de apoio de solo do aeroporto, para reforçar sobre a falta de pessoal para a recepção do voo em emergência.

Conforme o segundo áudio, no player abaixo, diante da resposta de que “já foi coordenado”, o piloto complementa: “Foi coordenado tão bem que o balizador não estava aqui, ficamos esperando por 2 minutos. Estamos aqui aguardando.”

O AEROIN entrou em contato com a Fraport Brasil, administradora do Porto Alegre Airport, e a empresa forneceu o seguinte comunicado:

“Esclarecemos que o avião parou na posição de estacionamento às 23h49, a passageira saiu da aeronave às 23h55 e chegou no Posto médico acompanhada de colaboradora da companhia aérea às 00h00. Ela foi liberada pelo médico às 00h24, apos receber medicação.

Tudo o que cabia à Fraport Brasil foi tempestivamente realizado, prezando sempre pelo bem-estar e o melhor atendimento aos passageiros.”