Voo da Madeira para Ucrânia é desviado após dono do avião temer o pior

A escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia tem impactado a aviação cada dia mais, e agora alguns aviões estão proibidos de voar na região.

© Eric Salard

A primeira grande decisão de evitar voos para a Ucrânia foi tomada pela holandesa KLM, que suspendeu os voos para Kiev sem data prevista de volta. No final de semana, diante das incertezas, um voo foi impedido de chegar na Ucrânia, mas não por decisão da companhia aérea.

A SkyUp Airlines é uma empresa aérea de baixo-custo da Ucrânia, que opera exclusivamente uma frota de jatos Boeing 737, foca em destinos turísticos como a ilha portuguesa da Madeira, bastante conhecida do público europeu e também brasileiro.

Um jato 737-800 de matrícula UR-SQO tinha decolado do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, na Madeira, no domingo (13), levando turistas de volta para a Ucrânia, mas o jato acabou parando na vizinha Moldávia.

O motivo do voo não ter chegado ao destino foi o temor do dono da aeronave, uma empresa de leasing que comprou a aeronave e alugou para a SkyUp, de que a Rússia invada a Ucrânia e possa causar danos aos aviões, ou que eles fiquem presos no país do leste europeu caso a guerra estoure.

Segundo dados da plataforma PlaneSpotters, o dono deste avião é o banco alemão DVB Bank, que segundo a própria SkyUp informou em nota oficial “demandou o retorno da aeronave para a União Europeia assim que possível”.

Neste caso, a ordem foi emitida durante o voo entre Madeira e Kiev, e o avião teve que pousar em Chisinau, de onde os 175 passageiros foram levados de ônibus por mais de 6 horas até a capital da Ucrânia.

A empresa informou que as grandes seguradoras de aviões também notificaram que as aeronaves das companhias ucranianas não terão mais cobertura do seguro a partir de hoje, devido aos riscos de uma invasão militar.

Por estes motivos, a SkyUp decidiu parar de vender passagens aéreas entre hoje e quarta-feira, 16, esperando uma resolução do problema na fronteira com a Rússia.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da SkyUp Airlines

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias