Voo da TAP é desviado para Fortaleza após mulher entrar em trabalho de parto

Um voo da TAP Air Portugal que sobrevoava o Brasil acabou sendo desviado para Fortaleza após uma passageira entrar em trabalho de parto. O caso aconteceu no voo TP-89, entre Lisboa e Guarulhos, um dos vários que a companhia portuguesa faz diariamente para ligar Portugal ao Brasil.

A aeronave seguia seu trajeto normal e se aproximava da costa brasileira, quando em torno de 5 horas e meia após a decolagem, fez uma curva à esquerda rumando à capital do Ceará. O voo pousou 40 minutos após o início do desvio e a passageira foi encaminhada para o Hospital Gastroclínica.

O que foi reportado inicialmente como uma emergência médica, foi revelado pelo jornal Diário do Nordeste que se tratava de uma passageira estava dando à luz. Segundo informações não confirmadas, o bebê teria nascido a bordo.

Aeronave na tarde de hoje em Fortaleza – Foto por @spotter_sem_camera

Apesar de não ser recomendado que gestantes próximas do período de previsão de parto viagem em aviões, pode sempre ocorrer a antecipação do nascimento, por causas naturais.

Neste caso, por a criança estar em espaço aéreo brasileiro, e deu entrada num hospital no Brasil, ela poderá ser registrada como cidadã brasileira. Já o mesmo não se aplica em Portugal, que mesmo a aeronave sendo portuguesa, o país não tem a lei de jus solis, que dá o direito a cidadania pelo fato de ter nascido em território português.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias