Voo do Antonov 12 ao Brasil muda horários e inclui um 3º aeroporto no país

Antonov An-12 da Meridian – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Como tínhamos visto na última quinta-feira, neste final de semana ocorreria mais uma passagem pelo Brasil de um clássico e incomum avião quadrimotor da era soviética, com paradas em dois aeroportos de nosso país antes de prosseguir para seu destino na Argentina.

A programação inicial aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a operação do Antonov An-12 indicava chegada ao Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN), durante a manhã deste sábado, 22, e partida no final da noite com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com pouso e decolagem durante a madrugada do domingo, 23, na cidade paulista.

Por fim, na segunda-feira, 24, o avião da companhia ucraniana Air Company Meridian retornaria da Argentina com pouso em Natal durante a manhã e decolagem no final do dia.

No entanto, neste sábado a programação sofreu alterações, e agora o sistema da ANAC indica novos horários e também a troca de Natal por Brasília durante o trajeto de volta, conforme detalhado abaixo nesta matéria.

Apesar da alteração, o pouso no aeroporto do Rio Grande do Norte deveria ocorrer no início desta tarde, mas até o momento da publicação desta matéria ainda não tínhamos informações de que o voo chegou, o que parece significar um atraso.

Atualização: a aeronave de fato pousou em Natal na tarde deste sábado, conforme confirmam imagens que circulam pelos grupos de aviação.

Veja como fica a nova previsão:

22 de janeiro

Vindo de uma parada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, o voo MEM-3006 tem previsão de pouso no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN), às 14h00 do sábado.

23 de janeiro

Depois de uma longa estadia, às 02h00 da madrugada do domingo o AN-12 parte com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O pouso no aeroporto da cidade do interior paulista está previsto para 07h00 da manhã, e dessa vez a parada será curta. Às 08h30 o clássico avião desenvolvido na era da União Soviética já deverá partir de Viracopos para Mendoza, na Argentina.

24 de janeiro

Na volta da Argentina na segunda-feira, agora no voo de número MEM-3007, o Antonov passará pelo aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília. O pouso está programado para 07h10 da manhã, e a decolagem, para 09h00 da manhã.

É sempre importante ressaltar que todos os dias e horários acima descritos estão sujeitos a alterações a critério da companhia aérea. Assim sendo, a sugestão é acompanhar a movimentação dos aviões da Meridian nas plataformas de rastreamento online.

A empresa aérea tem três aviões na frota, todos do modelo AN-12. Para acompanhá-los nas plataformas de rastreamento e ver qual deles se deslocará ao Brasil, clique sobre cada uma das matrículas a seguir: UR-CAJUR-CGW e UR-CTJ.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais