Voo do Papa Francisco na próxima semana terá zero impacto ambiental com a ITA Airways

Airbus A320neo da ITA Airways – Imagem: Avolon

A companhia aérea italiana ITA Airways informa que a próxima Viagem Apostólica do Papa Francisco no dia 28 de abril, para Budapeste, na Hungria, será em um voo com zero impacto ambiental de CO2.

Partindo do Aeroporto Internacional Fiumicino, de Roma, com destino ao Aeroporto Internacional de Budapeste Ferenc Liszt, na Hungria, a ITA Airways preparou uma viagem com emissão zero de CO2 por meio de três ações específicas que contribuirão para atingir as metas:

1- Eficiência dos procedimentos operacionais e de eco-pilotagem já implementados, desde o planejamento de rotas, serviços no solo do aeroporto, manobras de subida e descida e otimização de rotas até intervenções nas aeronaves, a fim de reduzir ao máximo o consumo de combustível;

2- Atribuição dos benefícios ambientais decorrentes do uso de SAF (combustível sustentável de aviação) para uma quantidade igual a 0,5% do abastecimento necessário.

O SAF, produzido com tecnologia de coprocessamento, mistura combustível tradicional com uma percentagem de parte orgânica, óleo alimentar usado e regenerado (sem concorrência com nenhuma cadeia alimentar nem em detrimento da biodiversidade), o que contribui para uma redução de 90% das emissões de CO2.

Este SAF será disponibilizado para distribuição nos aeroportos mais próximos dos locais de produção, seguindo a lógica da proximidade;

3- A redução total das emissões de CO2 relacionadas com o consumo de combustível que não pode ser eliminado, através da compra de “créditos de carbono” graças à participação em projectos de redução de CO2 seleccionados com base em dois critérios: o destino às comunidades locais e a localização em os países onde a ITA Airways voa. 

Além disso, pela primeira vez, a companhia aérea empregará uma aeronave Airbus A320neo. Este Airbus mais leve, eficiente e silencioso, equipado com tecnologias mais modernas, permite uma redução de 20% no consumo de combustível e nas emissões de CO2 por passageiro em comparação com aeronaves de geração anterior.

Para alcançar a compensação total das emissões de CO2 do voo do Papa Francisco para a Hungria, a ITA escolheu, mais uma vez, o programa de voluntariado “The Breathing Space Improved Cooking Stoves Programme“, localizado na Índia e destinado a famílias com o objetivo de reduzir o impacto ambiental dos fogões de cozinha domésticos tradicionais e sua substituição por dispositivos energeticamente eficientes.

Com esta operação, serão assim reduzidas as emissões de gases com efeito de estufa, fumo, fuligem e partículas, com benefícios nos níveis de poluição atmosférica e no domínio da segurança e proteção da saúde.

“É com muita honra e orgulho que a ITA Airways mais uma vez atua como transportadora do Papa Francisco em um voo sustentável, causa de grande importância em seu Magistério”, afirma a companhia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias