Voo especial marca hoje os 100 anos da 1ª decolagem comercial da história da Austrália e da Qantas

Cem anos depois que o primeiro cliente e a primeira mala de cartas cruzaram o interior de Queensland, a companhia aérea Qantas e o Australia Post (empresa de serviços postais do governo do país) realizaram nessa quarta-feira, 2 de novembro, a rota de voo para recriar o histórico serviço de correio aéreo e passageiros de 1922.

Para marcar a ocasião histórica, familiares dos fundadores da Qantas, passageiros frequentes da companhia aérea e convidados com ligação com os primeiros serviços de correio aéreo de Queensland viajaram a bordo do QF6661, para eventos comemorativos com as comunidades locais que desempenharam um papel fundamental no lançamento da companhia aérea.

Os fundadores da Qantas inauguraram a companhia aérea como uma empresa em novembro de 1920 e passaram dois anos se preparando para serviços programados, levantando fundos, fornecendo aeronaves e planejando a primeira rota aérea.

Operado por um turboélice Bombardier Q400 (DHC-8-Q400), o voo centenário seguiu a rota de 882 quilômetros feita entre 2 e 3 de novembro de 1922, pelos cofundadores e pilotos da Qantas – Paul McGinness, de Charleville a Longreach, e Hudson Fysh, de Longreach a Cloncurry – em um biplano FK8 de cockpit aberto.

Piloto Paul McGinness (à direita) e mecânico Jack Hazlett com o passageiro Ivy McLain, que voou no primeiro voo para Cloncurry em 1922
Chegada do primeiro voo da história da Qantas – Imagem: Museu dos Fundadores da Qantas
DHC-8-400 – Imagem: Aero Icarus / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
A rota feita hoje pelo DHC-8 – Imagem: RadarBox

Uma réplica de mala postal enviou 106 cartas manuscritas de alunos de Charleville para crianças de Longreach e Cloncurry.

O CEO do Qantas Group, Alan Joyce, disse que o voo foi um marco significativo para as duas empresas australianas e um momento decisivo na história da aviação do país:

“Este voo celebra o empreendedorismo e inovação de nossos fundadores há um século, que ainda existe no DNA da Qantas hoje.

Nosso presidente fundador Fergus McMaster descreveu profeticamente nosso primeiro voo como um ‘pequeno começo que se tornaria um dos maiores serviços do mundo’.

A Qantas passou daquele único voo biplano há 100 anos para uma nova era da aviação com nossos Airbus A350 encomendados, posicionando-nos para transportar pessoas e encomendas diretamente da Austrália para qualquer cidade do mundo.

A Qantas e o Australia Post têm uma parceria longa e bem-sucedida, movimentando correio e frete para australianos, como fizemos naquele primeiro voo. O rápido crescimento das compras online e a demanda por frete aéreo que vem com isso está apenas vendo essa parceria crescer.”

A companhia aérea opera 11 cargueiros dedicados para o Australia Post e está se preparando para um período recorde de Natal, à medida que a demanda de varejo online aumenta.

Paul Graham, CEO e diretor administrativo do Australia Post, destacou a importância da parceria para manter os australianos conectados:

“Cem anos depois de nosso primeiro voo pelo correio aéreo, nossa parceria com a Qantas continua se fortalecendo.

Receber correspondências e encomendas de entes queridos é tão importante para as pessoas hoje quanto era há 100 anos. O Australia Post orgulha-se de desempenhar um papel essencial na entrega às comunidades em toda a Austrália.

À medida que nos preparamos para atender às demandas do Natal, continuamos comprometidos em manter os australianos conectados, seja entregando de avião, a pé, de bicicleta, van ou veículo elétrico”.

Para atender à crescente demanda, a Qantas está convertendo uma de suas aeronaves de passageiros widebody A330 em outro cargueiro dedicado para o Australia Post.

O cargueiro convertido poderá transportar cerca de 42 toneladas de carga por voo, aproximadamente o dobro da capacidade dos cargueiros A321 atualmente operando para o Australia Post. Espera-se que o cargueiro A330 comece a operar em 2023.

Outros seis A321 P2F (avião de passageiros convertido para cargueiro) foram aprovados para integrar a frota da Qantas a partir de 2023. Essas aeronaves terão 60% mais capacidade do que os Boeings 737 que estão substituindo e até 35% mais eficientes em termos de combustível.

O Australia Post lançou uma coleção comemorativa My Stamps de 12 selos com uma variedade de imagens históricas.

Informações da Qantas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias