Voo da GOL é desviado por falta de funcionário na frequência de rádio do destino

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo da GOL precisou fazer órbitas de espera e, após 20 minutos aguardando, desviar para um destino alternativo por consequência de falta de funcionário para operar a frequência de rádio do aeroporto de Cascavel, no interior do estado do Paraná.

O fato aconteceu no início da noite dessa segunda-feira, 7 de setembro, quando o voo de número G3-9152 chegava à cidade paranaense pouco mais de 1 hora depois de ter decolado do aeroporto de Guarulhos/SP.

O aeródromo não possui um Controlador de Tráfego Aéreo por conta do baixo movimento aéreo no local, porém, possui um operador que monitora a frequência de comunicação para fornecer informações às aeronaves que se aproximam.

Assim, quando a tripulação do Boeing 737 de matrícula PR-VBH entrou em contato de rádio na frequência e não recebeu nenhum retorno, ficou sem saber as condições operacionais do aeroporto de Cascavel e, após os cerca de 20 minutos de espera ainda sem resposta, decidiu partir para sua alternativa, a capital Curitiba, onde pousou às 19:34.

FlightRadar24 Voo Gol Cascavel Falta Operador Rádio
O Boeing 737 em órbitas sobre Cascavel – Imagem: FlightRadar24

Após a falha em Cascavel, segundo o Portal24, a Transitar, responsável pelas questões de mobilidade na cidade, emitiu uma nota explicando oficialmente o que ocorreu:

A Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) informa que o voo extra da Gol deste feriado de 7 de Setembro, vindo de Guarulhos – que deveria ter pousado no Aeroporto Municipal de Cascavel às 18h45 – precisou ser direcionado para Curitiba para abastecimento e deve pousar em Cascavel com atraso, as 21h, devido a uma falha de comunicação ocorrida entre a companhia aérea e a EPTA (Empresa Prestadora do Tráfego Aéreo), o que levou à falta do profissional que faz o controle de tráfego no momento do pouso.

A GOL é a única companhia aérea operando na cidade, com três voos semanais às terças, quintas e sábados partindo de Guarulhos. Assim, a operação não regular desta segunda-feira levou à falha de falta de alocação de funcionário no horário da chegada, embora não tenha ficado claro se a GOL não comunicou a empresa, ou se comunicou e não foi atendida.

Após o pouso em Curitiba e a resolução do problema em Cascavel, o Boeing 737 voltou a decolar às 20:21 e finalmente chegou ao destino correto às 21:09.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias