Voo inédito de jumbo bielorrusso para Manaus já tem programação definida

Foto de Lukas H Novak via Czech Airlines Handling on Twitter

Como informamos com exclusividade, a cidade de Manaus está prestes a receber um voo especial com uma carga de 100 toneladas de insumos para a indústria de eletroeletrônicos. A operação, que já consta do banco de dados da ANAC, também marca um voo inédito da companhia aérea bielorrussa Rubystar para a cidade amazonense.

Programação

Os dados da ANAC para esse voo não são acurados e mostram uma expectativa de pouso para 16h30 deste domingo, em Manaus, como voo RSB-4703. Esse horário talvez não seja cumprido. Para se ter maior objetividade quanto à chegada do voo, é recomendado acompanhar pela plataforma ADS-B Exchange.

Os dados do ADS-B Exchange da manhã deste domingo (7) ainda mostravam a aeronave parada em Acra, Gana, seu último destino antes de seguir para Manaus. O jato que faz a rota é um Boeing 747-400F de matrícula EW-556TQ, o único do modelo na frota da Rubystar.

O voo foi organizado pela filial vietnamita DSV Hanoi do grupo logístico dinamarquês DSV.

A Rubystar

Segundo informações disponíveis no site da empresa aérea, a Rubystar possui um punhado de aviões de fabricação russa e apenas um Boeing 747-400, de matrícula EW-556TQ, que já tem 30 anos de idade e foi incorporada pela empresa bielorrussa em janeiro desse ano, visando às oportunidades de carga aérea criadas pela pandemia.

A companhia foi fundada em 2000 como agência comercial de transporte de carga aérea. Em 2002 criou uma empresa aérea de passageiros e começou a voar usando aviões desenvolvidos no período da ex-União Soviética. Mais tarde, em 2008, adquiriu seu primeiro cargueiro Antonov An-12 e entrou no nicho da carga aérea.

Atualmente, a Rubystar tem duas aeronaves Il-76TD e cinco aeronaves An-12. A companhia aérea também opera um Boeing 747-cargueiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias