Início Acidentes e Incidentes

Voo Latam retorna após pane no trem de pouso e imprensa faz alarde por causa de uma ocupante do avião

Um avião da empresa aérea LATAM passou por um incidente com o voo LA-4061, da cidade colombiana de Bogotá para Cali, no dia 8 de setembro de 2023. Apesar de se tratar de um evento que não interferiu na segurança do voo, a imprensa da Colômbia fez um enorme alarde por causa de uma das ocupantes da aeronave.

O avião A320 de matrícula CC-BAW levava 166 pessoas a bordo. Durante a decolagem da pista 13R de Bogotá, os pilotos não conseguiram retrair totalmente o trem de pouso da aeronave. Por isso, interromperam a subida e retornarm ao aeroporto. A aeronave pousou segura na pista 13L cerca de 20 minutos após a decolagem.

Para que os passageiros chegassem ao destino, foi substituída pela aeronave da Latam com matrícula CC-BAS. A aeronave de substituição aterrissou com atraso de 3h40. Enquanto isso, os mecânicos da companhia tiveram que trabalhar por 29,5 horas até que a aeronave do incidente retornasse ao serviço.

Apesar do baixo risco, a imprensa colombiana fez um enorme alarde em torno do voo, pois a bordo iria uma Ministra de Estado, em especial a ministra de meio-ambiente, Suzana Muhamad, que se deslocava para uma conferência climática da região latino-americana e do Caribe. Por conta disso, nas manchetes da mídia colombiana, não era raro encontrar tons sensacionalistas sobre o caso.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile