Voo para o Brasil foi cancelado após pilotos suíços abortarem a decolagem duas vezes

Incidentes de decolagem abortada (RTO, rejected take-off) não são raros, mas também não são comuns. Acontecer duas vezes seguidas é uma chance menor ainda, mas ocorreu no último sábado (26), num voo da Swiss Airlines com destino ao Brasil.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida do duplo RTO foi o Boeing 777-300ER de registro HB-JNB, que faria o voo LX-92 de Zurique para São Paulo (Guarulhos).

Na primeira tentativa, a tripulação rejeitou a decolagem em baixa velocidade (cerca de 60 nós) devido a uma indicação de fumaça na área de descanso da tripulação. Após a parada da aeronave, os serviços de emergência foram acionados e inspecionaram a máquina, sem que nenhum traço de fogo, calor ou fumaça tivesse sido detectado.

A aeronave foi então liberada.

Na segunda vez, o jato alinhou novamente na pista 32, cerca de 25 minutos após o primeiro incidente. Os pilotos deram potência e, de novo, quando rodavam a cerca de 50 nós, novamente a mesma indicação de fumaça apareceu no painel, levando a uma segunda RTO.

Depois disso, não teve jeito, e a aeronave foi removida da operação para uma inspeção mais detalhada e o voo cancelado. Os passageiros foram remanejados para voos nos dias seguintes. A aeronave envolvida, que tem apenas 5 anos de idade, está parada desde então e tem retorno à rede da Swiss no sábado, dia 3 de julho.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias