Início Aviação Militar

Voo simbólico de maquete do 14 Bis marca início das homenagens aos 150 anos de Santos Dumont

Imagem: Força Aérea Brasileira

As Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) iniciou, na última segunda-feira (29), as comemorações alusivas aos 150 anos de Nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont.

Estiveram presentes nos eventos o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

Em visita ao Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), o Comandante Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, e o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Nogueira, foram recebidos pelo Diretor do CTRB, Coronel Intendente Christiano Pinto Marçal, juntos aos alunos e docentes da instituição de ensino, no início do dia.  

Na ocasião, foi realizada uma Cerimônia Cívico-Militar de descerramentos do Busto do Tenente Raimundo Nonato do Rêgo Barros, piloto militar que dá nome ao Colégio, e da Placa do Código de Honra dos Alunos. Além disso, houve o voo simbólico da maquete da aeronave 14 Bis, em homenagem ao “Pai da Aviação”, Santos Dumont

No contexto das comemorações alusivas aos 150 anos do Nascimento de Dumont, o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Nogueira ressaltou a importância do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, no cenário da aviação, como o precursor da dirigibilidade aérea.

Aqui no Pará, quando exaltamos Santos Dumont, sempre vem a lembrança Júlio César, um estudioso paraense das ciências aeronáuticas que desenvolveu a forma fusiforme dissimétrica dos balões, proporcionando dirigibilidade aérea. Vale lembrar ainda que quando houve a tentativa de ascensão do balão Santa Maria de Belém, na Praça da Sé, em 1884, por Júlio Cesar, Santos Dumont tinha apenas 11 anos de idade. Foi provavelmente a partir dos conceitos patenteados na época tanto aqui, quanto nos Estados Unidos, Europa e Rússia, por Júlio Cesar, que Santos Dumont fundamentou o seu aprimoramento de balões”, finalizou.

Também esteve presente no evento, o ex-comandante do I COMAR, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, atual Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP). 

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile