Início Empresas Aéreas

Voos com tripulações 100% femininas marcam hoje o Dia Nacional da Mulher na África do Sul

Airbus A319 da SAA – Imagem: Bob Adams / CC BY-SA 2.0, via Flickr

A companhia South African Airways (SAA) celebra nesta terça-feira, 9 de agosto, a imensa contribuição e o sucesso alcançado pelas mulheres sul-africanas e africanas no continente através de dois voos sob o comando total de mulheres, para demonstrar seu apoio à igualdade de gênero.

Além dos dois voos de hoje tripulados exclusivamente por mulheres tanto no cockpit quanto na cabine, elas ainda se encarregarão das operações de mais um voo da SAA selecionado no dia 30 de agosto.

As duas primeiras tripulações exclusivamente femininas nesta terça-feira ocorrem nos voos de Joanesburgo para Harare às 10h40 (SA022) e de Joanesburgo para Durban às 16h55 (SA571), comemorando o Dia Nacional da Mulher.

Imagem: South African Airways
Imagem: South African Airways

A comandante Anuska Pillay junto com a primeira oficial Michelle Coombes estiveram no cockpit e a tripulação do Airbus A320 que partiu do aeroporto OR Tambo às 10h40 foi liderada pela comissária Kim Petersen e auxiliada por Agnes Maabane, Rene Essack e Loraine Mitchell. Jacquiline Mashinini foi a agente de rampa coordenando e monitorando todos os arranjos na aeronave, incluindo a retirada da aeronave do pátio.

Os voos especiais são apenas uma iniciativa que a SAA implementou durante o Mês da Mulher sob o tema “Fly High #NdizaNtombazane”, “Fly High Girl”.

As comemorações também incluem tarifas com desconto para clientes durante o mês de agosto e um concurso externo onde os clientes têm a chance de ganhar uma experiência de simulador de voo com uma das pilotos da companhia aérea em uma rota a ser anunciada.

A comandante Pillay disse: “Junto à tripulação, estamos honradas por receber essa responsabilidade e estamos hasteando a bandeira para todas as mulheres sul-africanas, reconhecendo não apenas seus desafios e dificuldades diárias, mas também os imensos avanços que fizeram para promover igualdade de gênero. É claro que ainda há muito trabalho a fazer, mas iniciativas de voo exclusivamente feminino como essa são importantes, pois demonstram às pessoas, principalmente meninas e mulheres, que nada é impossível”.

A chefe de comissários Kim Petersen disse: “Este é um momento especial para todas nós na cabine e, além de fornecer um serviço seguro, caloroso e amigável pelo qual a SAA é famosa, também queremos mostrar a todas as jovens sul-africanas que os sonhos podem ser alcançados com trabalho duro e dedicação, não importa o seu sexo.”

O presidente e CEO interino da SAA, professor John Lamola, disse: “O projeto de voo exclusivamente feminino deve mostrar que todos os gêneros são iguais na vida e no local de trabalho, e todos devemos apoiar a luta pelas mulheres pela igualdade e proteção contra todas as injustiças que atualmente perdurar em nosso país”.

Ele diz que há muitas funcionárias da SAA que ocupam cargos nas estruturas de liderança, gestão estratégica, comunidade de pilotos, técnicos, chefs, linha de frente e nos bastidores. O Dia/Mês da Mulher, segundo ele, é um momento para celebrar a força e a resiliência das mulheres e sua contribuição para a sociedade em geral.

Imagem: South African Airways

Informações da South African Airways

Sair da versão mobile