Início Novidades

Voos do avião presidencial do Brasil nessa sexta-feira desaparecem do histórico online

Histórico de voo ausente (pontilhado) enquanto o A319 se dirige hoje aos EUA – Imagem: RadarBox

Uma situação bastante estranha despertou a atenção de quem acompanhava o voo do avião Airbus A319 presidencial do Brasil nessa sexta-feira, 30 de dezembro.

Como visto, o presidente Jair Bolsonaro partiu de Brasília no início da tarde a bordo do jato de matrícula FAB2101, designado VC-1A pela Força Aérea Brasileira (FAB), para sua viagem aos Estados Unidos, onde deve ficar até o final de janeiro.

Com isso, o avião militar foi acompanhado por milhares de pessoas através da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, desde a decolagem até a parada realizada em Boa Vista e a subsequente continuidade, rumo aos EUA.

Porém, em um momento nessa noite de sexta-feira, o histórico de voo do dia de hoje para a aeronave FAB2101 estranhamente desapareceu da plataforma.

Não apenas o voo ocorrendo rumo aos Estados Unidos, mas também o voo local em Brasília feito pela aeronave durante a manhã, ambos não são mais encontrados no histórico, enquanto todos os registros de dias anteriores permanecem acessíveis.

Além disso, conforme o avião avança em seu voo, apenas o trecho mais recente do trajeto é visualizado no mapa, enquanto a parte mais antiga do percurso vai desaparecendo gradativamente.

Vale destacar que nada aconteceu com o histórico de voo da outra aeronave, o Embraer 190 (VC-2) de matrícula FAB2590, que hoje voou de Brasília a Boa Vista quase ao mesmo tempo que o A319, e depois retornou à capital federal. Os registros seguem disponíveis para consulta na plataforma.

Também é importante ressaltar que pode se tratar apenas de alguma falha no funcionamento do sistema da plataforma, porém, tal comportamento não é observado com outras aeronaves.

Portanto, nota-se que parece se tratar de uma restrição específica para a consulta ao histórico da data de hoje do Airbus A319 presidencial.

O AEROIN atualizará essa matéria caso o histórico da aeronave seja restabelecido posteriormente, após o pouso ou em algum momento adiante.

Atualização: após cerca de 50 minutos desde a publicação dessa matéria, o histórico de todos os voos do FAB2101 nessa sexta-feira foi reestabelecido na plataforma RadarBox, conforme pode ser visto na imagem a seguir.

Imagem: RadarBox