Voos fretados com brasileiros expulsos dos Estados Unidos voltam na próxima semana

Após um mês de pausa, o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA está retomando os voos com brasileiros deportados após terem sido barrados na fronteira com o México. Para tal, reservou uma aeronave Boeing 737-400 da Swift Air, com capacidade para 150 passageiros, que voará na próxima semana.

Segundo a programação atual, o voo deve partir do aeroporto de Phoenix-Mesa no dia 13 de maio e fará uma parada em Georgetown, na Guiana, antes de seguir para o Brasil, onde aterrissa em Belo Horizonte às 20h. O número do voo será o SWQ-3209.

Até recentemente, esses voos vinham ocorrendo numa frequência semanal, intensificada no início deste ano.

Os voos

Os voos são organizados e pagos pelo DHS e trazem brasileiros pegos na fronteira com o México, que não podem aguardar o pedido de asilo dentro do território americano. Desde que o governo Donald Trump implementou as deportações, o brasil já viu mais de cinquenta voos como esse.

Minas Gerais é escolhida como destino dos voos de deportados pelo fato do estado ter historicamente o maior número de imigrantes ilegais para os EUA. A bordo, os passageiros são algemados como medida de segurança e entregues à Polícia Federal Brasileira na chegada. Antes de serem liberados, os passageiros são identificados e é feita uma triagem.

Em não raras ocasiões, passageiros ligados a organizações criminosas, sobretudo associadas ao tráfico humano, são identificadas nessas ações e levadas presas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiro perde voo de ida, não avisa da volta, processa a...

0
A justiça julgou improcedente o pedido de um passageiro por indenização após não embarcar no voo de volta e ter pedido o voo de ida.