Voos para o Equador: Governo reduz duas tarifas para passagens mais baixas

Aeroporto de Quito

O governo equatoriano reduzirá duas tarifas para “fortalecer a competitividade aérea do país”, promover a chegada de novas operadoras e baratear os voos de e para o país sul-americano, informou o Aviacionline.

Por meio de resolução publicada ontem, o Ministério do Turismo definiu a diminuição das tarifas do Eco Delta (ED) e do Poder Turístico (PT). A medida será aplicada a todos os bilhetes emitidos a partir de 1º de junho de 2023. Os adquiridos anteriormente incluirão as tarifas atuais, sem reduções.

“A partir de hoje, voar de e para o Equador é mais barato”, disse Niels Olsen, ministro do turismo do país. Para o funcionário, a queda nas tarifas “torna os céus do Equador mais atraentes para voar”.

As autoridades estabeleceram que a cobrança da tarifa Eco Delta (ED), que deve ser paga pelos equatorianos que viajam ao exterior, corresponde a 5% do custo da tarifa líquida do serviço, com teto máximo de 50 dólares. Dessa forma, se o valor antes dos impostos, de uma passagem, for de 100 dólares, a tarifa chegaria a 5 dólares. O valor representa uma diminuição significativa dos $ 50 que significaria hoje.

Por outro lado, a taxa de Poder Turístico (PT), que deve ser paga pelos estrangeiros que viajam para o Equador, será de 5% do valor líquido da passagem (antes dos impostos), com um teto máximo de 10 dólares. Assim, um bilhete de 100 dólares teria uma taxa de 5 dólares. Isso significaria uma economia de 5 dólares para o viajante em relação à situação atual.

A redução será aplicada a todas as operações aéreas internacionais regulares nos aeroportos concessionados; ou seja, tanto no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito, como no Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guayaquil.

No entanto, não haverá alterações no caso dos serviços de charter, aos quais continuará a ser aplicada uma taxa Eco Delta de 60 dólares, conforme indicado pela regulamentação em vigor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias